quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Clubes do interior x Clubes da capital e FPF

Pessoal,

Abro este espaço para a publicação de um texto de um grande amigo meu (Sr. Antônio Gusson) enviado para a Federação Paulista de Futebol (FPF) relatando alguns problemas e dificuldades enfrentadas pelos times do interior do Estado de SP. Segue abaixo também a resposta da FPF sobre o texto.

É de se refletir sobre o caso. Regras, arbitragens, etc são sempre a favor dos times grandes. Não seria a hora de uma reviravolta na federação do estado? Poderia servir de exemplo para o resto do país em relação à CBF.......

Segue o texto:

"Em toda a sua existencia, só houve um momento de fato que a FPF passou pelas mãos dos clubes do interior , isto aconteceu na década de 70, quando então Metidiere pres. do São Bento de Sorocaba , apoiado pelo Clube dos 13 do interior de SP, ganhou a eleição.
Esta foi, talvez, a chance de ouro dos clubes do interior de buscar se não futebolisticamente falando, ter a vóz ativa em igualdade de condições dentro da FPF.
Durou apenas um mandato e depois disso os que sucederam trataram logo de fazer votos qualitativo e daí por diante a historia é essa que conhecemos.

No formato atual , o comando jamais deixará de ser de um dos chamados "Grande "da capital pior, comando esse que demonstra não ter interesse nenhum em mudar ou perder o que já foi conquistado.

Como gostam de dizer os "entendidos " , futebol hoje é um "negocio" . Como vivemos num mundo capitalista, quem apresentar mais garra, ganancia, competencia ... vai prevalecer nesta selva economica.

Não é de hoje que o interior (segunda maior economia do país), vem perdendo suas raizes no futebol e o que contribui para isso , começa pelo seus proprios presidentes de clubes   que ao invez de torcer para seus clubes ficam babando pelos clubes da capital. Lembramos aí Matonense e Noroeste como exemplo.

Passando por clubes empresas que passaram a mudar de endereços por qualquer razão economica. Mas isto é recente.

O que conta nesta historia é o que estamos plantando no interior . Me responda :
"Se os meus netos (crianças)só assistem jogos dos times da capital, como podem eles optarem em torcer por um  time que não conhecem ?"

Assim começam as mortes que estamos assistindo por esse interior a fora. A televisão pela sua ganancia financeira (não a critico), não abre mão de audiencia, quer retorno .Os atributos para isso é se unir aos mais fortes .
 Daí é só avaliar o modelo de hoje.

A Ponte Preta, acredito, ser a unica, que ainda faz valer  maioria de  torcida em qualquer jogo em Campinas , mesmo contra a maior torcida do Brasil (flamengo ) ou a regional(corinthians).
 Mas, até quando ?

Moro em Sorocaba e sou assinante de canal fechado. Pela minha percepção de teleespectador, a Ponte Preta é o time de maior frequencia nas transmissões do Sportv. Provavelmente a lider entre as duas séries A e B.
 Mas, qual é o indice % de assinantes comparado com a TV aberta?

E daí ?
Isso não será suficiente para impedir a derrocada do futebol interior . A continuar este modelo, "o negocio", o futebol do interior não vai durar mais 30 anos, todos sem exceção , inclusive a Ponte Preta , voltarão a serem amadores.

O que precisa ser feito ?

É dar um basta nesse estado de coisa com atitude de impacto.

Sugestão :
- Dividir o estado de SP em duas federações de futebol com campeões distintos ;
- Serem reconhecidos como campeões estaduais;
- Deixar as transmissões dos clubes restritos aos locais de suas federações ( como acontece hoje com os estados da federação -sul,minas,pernambuco...);

Não tenho dúvida que será resgatado o futebol e torcida do interior de SP e dariamos chances de aparecer mais "clubes grandes" pelo nosso  interior , como aconteceu com Minas e Sul, que eram fornecedores de talentos para SP e RJ, hoje são grandes também.

O resto (cotas, tabelas viciadas, arbitros viciados ,manipulaçoes etc...) são consequencias porém, com certeza as desigualdades diminuirão em muito.

Nascerão  os grandes jogos para a mídia , ampliando o que tem hoje e abrindo um campo enorme de trabalho. Sem contar que pode ainda recuperar a maioria dos clubes falidos por esse interior.

Pra finalizar .

Pergunta:
O que eu acho da divisão de cotas ?
Resposta :
Qual é o objetivo principal do futebol ?
- Se o objetivo for " Um negocio " , as divisões estão certas , prevalece a ganancia,competencia ...;
- Se o objetivo for a competição, a divisão de cotas  é um "descalabro"  e o futebol passa ser uma mesmice como hoje, lamentavelmente. Não se pode querer competividade com tamanha diferença de cota.

O interior  está esperando um" Messias ", que possa nos salvar dessa imundice que nasce nos clubes e é comandados pela entidade que deveria ser imparcial nas suas decisões .

Antonio Gusson"


Resposta da FPF:

"No futebol atual não tem mais espaço para o idealismo, está muito caro e com muitas responsabilidades. Por terem praticado no passado atos de administração indevida e nula de responsabilidades trabalhistas e tributárias, os clubes do interior nos dias de hoje sofrem para sanar estas dívidas e com isso a cada ano esta aumenta um pouco mais ou então são obrigados a negociar um atleta a qualquer preço ou colocar a venda seu patrimônio. Os clubes grandes são a grande atração da televisão, por isso eles recebem maior apoio, pelo menos esta é visão de quem vende o produto. Agradecemos pela sua manifestação e a respeitamos. Cordialmente.


Edson Ramos da Silva

Ouvidor das CompetiçõesFederação Paulista de FutebolTel.: (11) 2189-7000 Ramal 305"

Nenhum comentário:

Postar um comentário