quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Santos só empata em sua estreia na Libertadores

O Santos jogou ontem, na Venezuela, contra o Deportivo Táchira em sua estreia na Libertadores.

Gostei muito da postura do time no primeiro tempo. O time foi firme, marcou forte e o Táchira não deu um chute a gol sequer, nenhum lance de perigo à meta santista.
O problema é que faltou agressividade ofensiva ao time. O Santos chutou pouco a gol. Acho que entrou mal escalado, porque quando se entra em campo com 3 volantes é porque você quer pressionar a saída de bola do adversário, vai marcar firme, ou seja, vai desarmar mais e vai ficar mais com a bola. Se você tem a bola, para valer a pena este ímpeto ofensivo, é preciso ter 2 atacantes de velocidade e mobilidade à frente. O Diogo não fez uma má partida, mas para este tipo de jogo o melhor era ter entrado com o Maikon Leite ao lado do Neymar.

Mesmo assim, o Santos teve um gol MUITO MAL anulado pelo juiz e chutou uma bola na trave.
No segundo tempo, o Táchira voltou melhor e acho que o Adilson poderia ter mudado o time mais cedo. O Santos tomou pressão e o time venezuelano chegou com muito perigo ao gol santista. Só depois das entradas de Alex Sandro e Adriano é que o time santista voltou a dominar o jogo e quase fez o gol em 2 oportunidades de ataque pela esquerda. Não vou nem comentar o lance do pênalti no Neymar. Não tinha como o zagueiro venezuelano cortar a bola dando um carrinho por trás sem antes, acertar o Neymar. Pênalti claro que o juiz não quis dar. Libertadores é defícil também por conta das arbitragens, que geralmente, são contra os times brasileiros.

Na minha opinião, Alex Sandro é muito melhor e muito mais útil que o Léo. Sem contar a sua melhor força física e maior estatura. Ou seja, não tem como Léo ser titular e Alex Sandro reserva.
Outro ponto importante foi que a entrada do Adriano fez o Santos ganhar muito poder de marcação (que estava perdido no segundo tempo). O Pará é bom jogador apenas para compor elenco, ele toma muitos dribles, chega muito atrasado na bola e falha constantemente na marcação. Ou seja, é melhor atuar um pouco mais avançado aproveitando sua habilidade do que marcando. Se for para jogar atrás, é melhor jogar com o Adriano.

De toda forma, foi uma boa estreia santista. O resultado não foi ruim já que jogou fora de casa, mas ainda acho que se o time fosse mais agressivo ofensivamente, teria ganho facilmente a partida. É bom o Adilson Batista rever seu conceito e colocar o Maikon Leite para jogar ao lado do Neymar. O Santos ganhará muito em poder ofensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário