domingo, 20 de fevereiro de 2011

Palpite - Campeonato Carioca

Hoje tem mais Botafogo x Flamengo pela semifinal da Taça Guanabara.

No ano passado, nas fases decisivas, o Botafogo levou a melhor nas 2 vezes que se encontraram e foi o Campeão Carioca de 2010 sem a necessidade das finais (jogos entre o Campeão da Taça Guanabara contra o Campeão da Taça Rio).

O time do Flamengo deste ano vem reforçado de Ronaldinho Gaúcho e de Thiago Neves. Espera-se muito deste Flamengo já que com contratações milionárias a cobrança fica muito maior.

Infelizmente, o rubro-negro ainda não está jogando bem. Tem problemas graves no lado esquerdo onde o Luxemburgo já declarou que vai optar por Ronaldo Angelim como terceiro zagueiro aberto na esquerda. Na verdade, deve jogar com um lateral bem recuado pelo lado esquerdo. Esta opção tática é muito utilizada pelos times italianos (Milan é um que usa esta opção frequentemente). Não é uma "jogada" tática ruim, mas sempre que o Luxemburgo optou por entrar com 3 zagueiros nos seus times, eles (seus times) ficaram tão defensivos que não conseguiam chegar com força ao ataque. Os jogos ficaram mornos e burocráticos, ou seja, o time não toma gol, mas também não faz.
A falta de peças de reposição, depois da saída do Juan para o São Paulo, é evidente já que o Egídio é muito fraco para ser lateral do Flamengo e a dúvida sobre a escalação de Maldonado também poderá ser um complicador para o time no jogo já que além de ser um ótimo marcador, ele tem boa saída de bola e participa com muita competência do jogo.
Vamos ver como o Luxemburgo distribuirá o time em campo.

Já no Botafogo, a ausência do Marcelo Mattos no meio deixa o time mais desprotegido na marcação.
O Joel Santana gosta de armar seus times no contra-ataque. Nas partidas decisivas, ele costuma fazer uma marcação muito forte do meio de campo para trás com uma saída de bola muito rápida tentando pegar o adversário mal posicionado na defesa.
Foi assim que venceu os jogos decisivos no ano passado. Atraiu o Flamengo para seu campo e saiu com muita velocidade no contra-ataque. Foi feliz, mas se se limitar a isso neste jogo poderá ter problemas, principalmente nas bolas paradas do Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Renato Abreu que são especialistas neste fundamento.
Eu acho que pelas características do jogo e pelo momento que passam as 2 equipes, o Botafogo é favorito.
Sério. Eu ainda não vi um jogo bom do Flamengo no ano. O time vai ganhando os jogos, mas com dificuldade. Mesmo contra os times bem mais fracos. Está faltando mais pegada, mais força, mais ímpeto ao time. O Flamengo parece um time sem tesão e sem ambição para vencer.

Palpite: Vitória do Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário