quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ricardo Gomes no Vasco. Você gostou do novo técnico?

Ricardo Gomes fechou com o Vasco e será seu treinador neste ano de 2011.

Muita gente tem criticado esta escolha. Eu não. Eu, particularmente, gostei da contratação.

Ricardo Gomes foi um ótimo zagueiro, trabalhou como jogador e como treinador por muito tempo na Europa, jogou na Seleção Brasileira e já treinou alguns clubes grandes e de tradição no Brasil.
Ele costuma ter bom relacionamento com os jogadores do elenco e tem conceito de futebol. Não é um perdido não.
Ele conhece esquemas táticos, posicionamento da defesa, posse de bola, movimentação, etc.
Alguém pode dizer que ele terminou mal sua passagem pelo São Paulo e que perdeu a maioria dos clássicos que disputou (o que é relevante), mas e o material humano que ele tinha nas mãos? Era da mesma qualidade dos adversários?
Digo, o seu elenco era do mesmo nível do Santos e Corinthians, por exemplo?

Os seus princípios táticos são mais voltados para a parte defensiva. Isto foi um dos problemas que ele teve com a torcida do São Paulo. Ele prioriza a defesa e, só depois, é que se preocupa com o ataque. Para treinar time grande que almeja título pode ser motivo de conflito com a torcida sim.

Para a atual situação do Vasco que está com elenco rachado, fraco tecnicamente, sem preparo e sem esquema tático definido, acho uma boa contratação. Ele pode, com sua experiência, organizar a parte defensiva do time e ir arrumando o meio de campo e ataque para pelo menos não perder dos pequenos do jeito que tem perdido e não fazer feio frente aos grandes do RJ.

Agora, se não contratasse o Ricardo Gomes quais as opções que estão disponíveis no mercado? A que preço?
Temos que lembrar também que o Vasco está com salários e direitos de imagem  atrasados, problemas financeiros com fornecedores, etc. Ou seja, contratar alguém mais caro não pioraria ainda mais a crise já instalada?

Repito, devido a relação custo-benefício e pela sua experiência defensiva, acho que sua contratação foi acertada pelo Vasco sim.

2 comentários:

  1. Cara, vc escreveu um monte de merdas infundadas sobre a situação do Vasco... a parte que fala sobre o RG está certa mas vc falou até que o Vasco tinha problemas com fornecedores...

    ResponderExcluir
  2. E não teve (ou está tendo)? E o problema com fornecedor do uniforme no final do ano passado?
    E o repasse de pagamento por parte do fornecedor que foi reclamado exaustivamente pelo Roberto Dinamite?
    As coisas por lá não estão calmas não. Aliás, o ambiente está bem conturbado........

    ResponderExcluir