segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Adilson Batista pode ser considerado o culpado pela derrota do Santos?

A derrota na partida de ontem para o Corinthians fez com que parte da torcida do Santos se revoltasse contra o atual treinador do time, Adilson Batista, pedindo sua saída do cargo.

O Corinthians fez um bom jogo. Começou bem com forte marcação no meio de campo e marcando já na saída de bola do Santos.
O time santista sentiu a pegada e perdeu várias bolas devido a este ímpeto corinthiano.

Acho que o Adilson errou feio na escalação. Ele armou o time num 4-4-2 disfarçado, onde na realidade, o esquema era um 4-5-1. Vou explicar por que.
No meio de campo, Rodrigo Possebon e Arouca eram os volantes, Elano e Robson os meias criativos e Neymar e Diogo os atacantes, certo? ERRADO. Diogo entrou no jogo atuando no meio de campo adiantado. Ou seja, na verdade, o time tinha 3 armadores e só 1 atacante (Neymar).
Mesmo com essa formação mais congestionada, o Santos perdeu o meio de campo no início do jogo já que seus armadores não conseguiam segurar a posse de bola, não encostavam para fazer tabelas e nem criavam nada de diferente.

Eu não gosto desta formação. Acho-a coisa de time que quer empatar ou segurar o adversário. O Santos vinha bem tanto com Maikon Leite quanto com Zé Love (jogando com 2 atacantes). Qualquer um dos 2 poderia ter saído jogando ao lado do Neymar. O time ficaria mais vertical e conseguiria fazer com que o Corinthians ficasse mais recuado. Com a disposição tática mais recuada, o Santos na verdade chamou o Corinthians para seu campo.
Quando o Adilson conseguiu corrigir este posicionamento em campo (a partir dos 35 minutos do primeiro tempo), o Santos dominou e foi bem melhor que o Corinthians tendo empatado o jogo e perdido o gol da virada logo aos 5 minutos do segundo tempo em uma bela jogada de linha de fundo com conclusão do Neymar em cima do goleiro.

Acredito que faltou mais ousadia ao Adilson. Ele está subestimando o material que tem em mãos. No lugar do Robson dava para ter entrado com Alan Patrick e/ou Felipe Anderson, disparado melhores jogadores que o pequeno e limitado Robson.

Portanto, acho que ele tem culpa sim pelo resultado, mas agora, pedir sua saída é muito prematuro já que foi apenas sua primeira derrota no comando do time.
De toda forma, o alerta está ligado e qualquer resultado diferente de vitória no jogo contra o Cerro Porteño na Vila Belmiro na semana que vem deve custar-lhe muito caro e complicará a situação do alvinegro praiano na competição.

Assim, se ele quiser continuar empregado, é bom que o Santos volte a mostrar aquele futebol ofensivo do início do campeonato (nem vou citar o do ano passado). Não precisa inventar nada.

É só fazer o básico, será tão difícil assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário