domingo, 3 de julho de 2011

Mano Menezes parece que é um treinador de time pequeno

Que a seleção brasileira está recheada de jogadores comuns, isto eu já postei aqui neste blog.

Atualmente, nós temos uns 4 ou 5 jogadores diferenciados apenas. Podemos citar Neymar, Ganso, Daniel Alves, David Luiz (que está na reserva do Thiago Silva) e?????

Mas o time é tão comum a ponto de empatar e jogar mal contra a Venezuela? O resultado não é o mais importante nesta análise e sim o futebol apresentado.

A seleção foi mediocre nesta partida. Um time sem criação, sem conjunto, sem toque de bola, enfim, um time que tinha a posse mas não sabia o que fazer com a bola. Aí fica difícil querer ganhar um jogo.

Quando eu citei aqui neste blog sobre o oba-oba da seleção, alguns amigos me ligaram e falaram que eu estava louco. Será que eu estava mesmo?

Será que a imprensa não supervalorizou este time e esta convocação?

O pior de tudo não é ser comandante de um time normal/comum, é não saber o que fazer para que seus poucos diferenciados criem e aprontem coisas positivas nos jogos.

Técnico de time grande, acostumado com títulos e com trabalhos com jogadores craques sabe como fazer e Mano demonstra claramente que não tem o menor cacoete.

Para vocês terem uma idéia do que estou falando, ele mandou Neymar ficar aberto como um ponta pela esquerda. Ele joga assim no Santos, mas também encosta no centroavante, faz tabela, aproxiamação, entra em diagonal na área adversária. Enfim, ele se movimenta/flutua no ataque santista e, por isso mesmo, torna-se um diferenciado em campo.

Querem outro exemplo?

Quando o principal armador do time, Ganso, pega a bola qual a movimentação que o ataque tem que fazer? Para onde cada jogador tem que correr para dar opções ao meia? O que se viu hoje foi um time de várzea, um amontoado de jogadores correndo cada um por si sem um esquema definido. O treinador não treinou este tipo de jogada? E quando temos um contra-ataque para fazer, para quem se joga a bola e para onde correm os atacantes?
Isto não foi treinado?

Para terminar minha crítica à seleção e ao seu comandante, como ele escala um time que tem vários jogadores que não são fazedores de gol? Vejam só:
Robinho é bom jogador, mas é perdedor de gol. Pato idem.

Ganso é um meia que faz poucos gols, Ramires então..... Acho que é mais fácil chover canivete que o Ramires fazer um gol. Lucas Leiva também.

Vejam que do meio para frente só temos o Neymar que é mais acostumado a fazer/achar gols quando os jogos ficam mais enrolados. Não é pouco para uma seleção brasileira?

Os números do Mano Menezes até o momento confirmam o que estou dizendo já que em 9 jogos sob o seu comando a seleção fez apenas 10 gols.

O treinador (Mano) tem que trabalhar mais e falar menos. Ele está se saindo um bom ator já que fala bem para a imprensa. Não gosto de treinador deste estilo, que fala bonito e faz lobby para empresários (Alguém aí se esqueceu do glorioso Sebastião Lazaroni? O trabalho do Mano junto á imprensa não é bem parecido?).

Gosto de treinador que resolve os problemas no time, que enxerga o que está acontecendo no jogo e procura soluções.

Parece que o Mano não tinha nenhum conhecimento sobre a seleção venezuelana e não sabia nada sobre suas características e eu já havia questionado isto aqui neste blog........

Pois é, cada macaco no seu galho........ Acho que o do Mano na seleção está se quebrando........

Mano é melhor em time pequeno já que seleção é para treinador de gabarito, treinador acostumado a ganhar títulos importantes e não a ficar jogando na base da trombada e do acaso.......

Um comentário:

  1. Concordo que a maioria dos nossos jogadores são comuns.O Andre Santos,Fred etc seriam reservas na seleção da Venezuela.

    ResponderExcluir