terça-feira, 5 de julho de 2011

Os jogadores não estão nem aí para a Copa América

Assisti aos jogos das principais seleções nas suas estreias na Copa América e fiquei com uma forte sensação de que nenhum dos jogadores de maior expressão está ligando para esta competição.
Basta olhar as entrevistas que foram dadas e o que foi falado para confirmar o que estou afirmando.

Quantas vezes os jogadores Messi e Daniel Alves, por exemplo, mencionaram o Barcelona nas suas entrevistas?

E o Tevez só falando do Manchester City (e hoje soltou uma nota afirmando que quer sair de lá)?

Olhem para a postura em campo do Diego Forlan, Suarez, Suazo, Lúcio, Júlio César......... Todos jogando o jogo, mas sem se esforçar ao máximo. Jogam mas não se desgastam em campo. É como se jogar pela seleção fosse menos importante (e eu acho que é mesmo) que jogar pelos seus clubes.

Não vi nenhum destes astros dividir mais rispidamente uma bola, gritar com os demais companheiros cobrando mais agilidade e melhor posicionamento em campo, nem uma gana no olhar. Não vi nada disto e o que é estranho porque quando assisto aos seus jogos nos seus times a postura é bem diferente.......

Na verdade, eu acho que o Brasil convocou mal a seleção para este torneio. Em primeiro lugar, qual é a importância de se vencê-lo? Vai mudar alguma coisa na vida deles (ou na nossa)?

Este torneio está sendo jogado no final da temporada dos campeonatos mais importantes do Mundo e no meio do Campeonato Brasileiro (que foi o único que não parou), então, eu pergunto: Por que o Brasil, para não atrapalhar o preparo de seus jogadores e não atrapalhar os principais times do campeonato brasileiro, não convocou apenas os jogadores que irão jogar o Mundial Sub-20 em Agosto para dar um ritmo de jogo, dar maior entrosamento e fazer alguns testes?
Não seria muito mais válido?

Daí, você convoca-os com o "reforço" de alguns jogadores nacionais que precisam se afirmar para poderem ir embora do país e fazer a carreira na Europa (caso do Ganso, por exemplo) e pronto. Não causaria maiores transtornos a ninguém, preservaria o físico de seus principais astros "europeus", faria uma boa política com os grandes times europeus, continuaria com o processo de renovação que foi muito falado ao final da Copa de 2010 e valorizaria os jovens jogadores do futebol brasileiro ajudando os clubes, que são detentores de seus direitos, a terem lucros maiores.

Enfim, esta competição não significa nada para ninguém, os principais astros não estão nem aí para ela e não colocaria em risco (em dúvida) a competência/qualidade de ninguém. Simples, não? Infelizmente, não é o que pensam os nossos nobres dirigentes do futebol..... Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário