domingo, 31 de julho de 2011

Ganso vale o que ele acha que vale?

Depois do que vimos em campo nos últimos jogos do Ganso pelo Santos e pela Seleção Brasileira é inevitável a pergunta: O Ganso vale o quanto ele acha que vale?

Vou melhorar a pergunta: O Santos deveria ter cedido e aceitado as condições impostas pelo jogador?

A minha resposta é NÃO e justifico o porquê.

Em 2009, quando o Santos teve 2 treinadores distintos (Vagner Mancini e Luxemburgo) ele já estava entre os titulares (ou figurava nos relacionados para os jogos) e o time perdeu o Paulistão para o Corinthians e quase foi rebaixado no Brasileirão.

No ano passado, o time desencantou e jogou um futebol de altíssimo nível no 1º semestre e ganhou o Paulistão e a Copa do Brasil. Ele, claro, titular absoluto do meio de campo do time. Aí eu pergunto, foi ele o maior responsável pela subida do time ou MAIS UM do grupo que jogou bem?
O time tinha Wesley jogando muito junto com Arouca na marcação e Ganso, Neymar e Robinho em alto nível e entrosados. Ou seja, um grupo de 5 ou 6 jogadores foram bem e o time animou o Brasil.

Este ano ele voltou depois de 7 meses parado por contusão e NÃO jogou nenhuma partida em alto nível. Fez algumas boas partidas apenas, mas ainda muito longe do nível que se espera dele.
O time ganhou o Paulistão sem ele e os principais jogos da Libertadores (as guerras fora de casa) foram vencidas sem ele.

Será que ele é o craque que acha que é mesmo?

Vejam o Neymar que de garoto problema virou solução. Tem jogado muito, feito gols decisivos, participa ativamente do jogo, volta para marcar, briga em campo, sua a camisa...... Ele não tem feito valer o esforço que a diretoria fez para mantê-lo no Brasil e não tem justificado seu alto salário?

Você já ouviu alguma vez o Neymar falando mal do time ou da diretoria? Você já viu ele fugindo da briga em campo?

Acho que o Ganso deveria baixar a bola e pensar melhor no que quer no time. Ele está claramente ANDANDO em campo e fugindo das divididas. Que ele quer sair para a Europa, tudo bem. Mas que saia como homem.

Igual ao sonho dele, temos uns 500 no Brasil. Só no time do Santos deve ter uns 15 querendo sair para a Europa e não vejo nenhum fugindo do jogo, ou melhor, se omitindo em campo.
Querem exemplos? Rafael teve sondagem da Roma, Arouca da Fiorentina, Neymar do Real Madri, Adriano de um time da Itália (não me recordo no momento qual), isto sem contar Danilo e Alex Sandro já negociados.

O que culpo Muricy na derrota de hoje foi ele ter visto que o Ganso não estava em campo e, mesmo assim, manteve-o os 90 minutos no jogo. É uma postura inaceitável para um treinador com o Curriculum que ele tem.

Repito aqui o que disse no post anterior, ou ele não vê o jogo e não consegue mudar corretamente (ou melhor, não muda nada) ou não tem força e moral com o grupo para substituir as estrelas.

Ambos são problemas graves que têm que ser corrigidos a tempo senão a coisa desanda e ninguém segura mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário