quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quais modalidades ainda teremos esperança de medalhas?

Depois do bom início nas Olimpíadas com 3 medalhas no 1º dia, veio o marasmo de não ganhar mais nada.


É sinal de decepção ou isso já era esperado? Será que tinha alguém que acreditava que ganharíamos 3 medalhas por dia (feito inédito).


Com o investimento que é feito em vários esportes, acho que as 3 medalhas foram até que demais e explico por quê.


O Brasil vive do futebol. Infelizmente, é essa a nossa realidade.


O povo não liga para os demais esportes e só passa a acompanhar os jogos quando aparece uma estrela iluminada tipo Guga, Aurélio Miguel, César Cielo e agora, a Sarah Menezes (no judô).
Nós somos bitolados e influenciados pela mídia. Não há interesse de nenhum veículo de comunicação em divulgar e promover os outros esportes porque o que dá dinheiro e audiência é o futebol.


Não há interesse algum do governo brasileiro em desenvolver trabalhos de inclusão social e fortalecimento das outras modalidades no país.


O importante aqui é gastar bilhões de dólares em estádios de FUTEBOL mesmo sabendo que com todo esse dinheiro MAL gasto, poderíamos construir centros de treinamento com infraestrutura de 1º mundo para competições como tiro, arco e flecha, ginástica, atletismo, tênis de mesa, natação, boxe e até judô que mesmo assim belisca suas medalhas em toda competição.


Notem que nossa participação nas Olimpíadas poderia ser muito mais destacada e poderíamos ter muito mais conquistas se não ficássemos babando ovo somente no futebol.


Olhem só as vitórias do Handebol Feminino. Olhem a garra com que elas jogam as partidas, a gana pela vitória. Não é empolgante?
E qual é o investimento na modalidade? Onde passa os jogos? Alguém sabe que time foi o último campeão nacional? 
Em qual time jogam as jogadoras da nossa seleção?


Na realidade, se o futebol não ganhar a tão sonhada (que ambição tosca!) medalha de ouro olímpica a mídia não vai dar o devido foco à competição.
É como se as conquistas só tivessem mérito e o devido valor se o futebol estiver no meio.


É lamentável vermos isso e infelizmente, nosso país carece de pessoas de maior visão no comando dos esportes.
Quem assume os postos de chefia só pensa em benefício próprio e não no seu desenvolvimento e na sua massificação junto à população.


Seremos a sede das próximas Olimpíadas, e daí? Em quais competições poderemos fazer bonito?
Em qual esporte somos diferentes e superiores aos demais?


Somos um país de mais de 190 milhões de habitantes e não temos capacidade técnica em mais de 5 modalidades diferentes. Não é ridículo?


Enquanto isso, os EUA que têm uma população um pouco superior à nossa, ganha medalhas em tudo. A Rússia idem. 
Nem vou comentar da China, acho que é desnecessário neste momento.


Precisamos evoluir como pessoas e como profissionais. Não dá para aceitar que só o futebol consuma a maior parte dos investimentos nos esportes olímpicos. 
É preciso repartir melhor o bolo e é preciso maior investimento e publicidade nas demais modalidades, senão, vamos ficar fadados a participações medianas e a conquistas de herois isolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário