sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Muricy Ramalho x Ney Franco

Gostaria de fazer um comparativo entre os treinadores de Santos e São Paulo já que as equipes apresentam jogadores com características semelhantes em seus elencos.
Os 2 times têm como ponto forte o ataque, são equipes bem ofensivas com jogadores habilidosos e que atuam em velocidade.
Os 2 times têm na defesa seu ponto fraco. Seus zagueiros são constantemente criticados e seus setores de meio-campo são muito pouco marcadores.

Por que eu estou querendo fazer um comparativo com os treinadores?

Simples, porque quero provar que o Muricy Ramalho está perdido no comando técnico do Santos enquanto o Ney Franco já sabe o que fazer para levar o São Paulo ao caminho das vitórias.
O Muricy não vive falando que o elenco santista tem características ofensivas e que ele não pode mexer nisso?
Pois é, qual é a característica DE JOGO do time santista? Qual a jogada característica de seu ataque?
O que faz do sistema de jogo do Santos especial e diferente dos demais?
NADA, não é mesmo? Não há nada de diferente no sistema de jogo do time, aliás, tem sim, NEYMAR. Mas ele é um jogador e não um esquema de jogo.

O Muricy é um treinador conhecido por saber armar defesas (retrancas) e quando tem um time com jogadores leves, habilidosos e pouco marcadores não sabe o que fazer.
Ele não sabe fazer o time atacar. Não treina jogadas, tabelas, aproximações, ultrapassagens e pior, não sabe mudar o jeito do time jogar de acordo com as circunstâncias da partida. 
Observe com quantos jogadores o Santos usualmente ataca, 3 ou 4 no máximo, isso se algum dos laterais apoiar. É sempre Neymar, André e, no máximo, um lateral. Os meias chegam pouco porque ele vive pedindo para eles ficarem mais recuados para evitar o contra-ataque. Para um time que se diz ofensivo, não é pouco?

Já o Ney Franco viu que não tinha jeito. Ou fazia o time jogar no ataque ou não ia a lugar nenhum. Ficar tocando bola de lado (como o Santos faz) não iria render muitos frutos, então, qual foi a saída do treinador?
A mesma que o Dorival Júnior usou no Santos de 2010. Ele colocou o time para frente explorando as arrancadas do Lucas e a subida dos laterais. Até o Jadson mudou um pouco seu jeito de jogar chegando mais ao ataque e ajudando na definição das jogadas. 
O Ney Franco não está tendo medo de atacar e nem de ser atacado. Ele tem deixado a equipe jogar o jogo, mas de maneira ofensiva. 
Quando perde leva muitos gols, é verdade mas, não tem jeito, assim o jogo flui, o time impõe respeito e, na média, mais vence que perde.

A meu ver, o treinador de futebol tem que ser ousado quando preciso, não pode ser medroso, não pode temer as críticas e nem ficar falando o óbvio a todo momento.

O Muricy não encaixou com esse elenco do Santos. Infelizmente, ele teve a sorte de contar nos momentos decisivos com Neymar inspirado, senão, não teria ganho absolutamente nada nos últimos tempos.

Já o Ney Franco molda o time à sua maneira. O São Paulo ainda tem vários defeitos, mas o time já toca melhor a bola, já tem jogadas de velocidade e seu meio de campo sabe o que fazer com a bola quando a tem sob seu domínio.

Para um treinador que se diz vencedor, o Muricy está se saindo um grande amador, não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário