domingo, 12 de agosto de 2012

Futebol Masculino é Prata!!!

O futebol masculino conseguiu a medalha de prata. Ufa, quanto sacrifício para essa conquista, não?

Discordo de alguns comentaristas que dizem que o Brasil perdeu o ouro. Para mim, a seleção ganhou a prata.

O governo brasileiro fez e vem fazendo um investimento monstruoso no futebol.
É construção de estádio, infraestrutura nas cidades, os clubes têm repatriado jogadores consagrados mundo afora, entre outras coisas. Tudo isso para, claro, conquistar o tão sonhado ouro olímpico e o hexacampeonato mundial de futebol.
Só queria saber se tanto investimento em uma só modalidade vale a pena porque chegar a uma final olímpica da forma que chegou a nossa seleção não é para qualquer um.
Deixe-me ser mais claro. Não estou valorizando a chegada à final, estou menosprezando!

Por que?
Porque não é possível que gastemos bilhões em investimento para sofrer para vencer Bielorússia, Coreia e Honduras!
Poxa, tudo bem que são seleções de enorme tradição mundial e que costumam revelar grandes craques em suas categorias de base, mas precisava tanto sofrimento nas partidas?
Não dava para ter mais facilidade?
E para vocês verem como os adversários dos brasileiros eram tão fortes que mesmo com a seleção jogando uma bolinha sofrível, foram feitos uma média (excluindo a final) de 3 gols por partida. 

Na minha opinião, chegar à final da competição era mais do que obrigação. E os jogadores fizeram o que lhes era possível já que não tiveram nenhuma estratégia tática decente....

Eu venho criticando há tempos o trabalho do Mano Menezes. Acho-o fraco técnica e taticamente. Também acho muito ruim suas convocações e que ele privilegia jogadores de empresários e grupos "amigos". Amigos dele e/ou do Andrés Sanchez (Diretor de Futebol da CBF).
Ou alguém vai me explicar a escalação do Alex Sandro no meio de campo na final (para quem não sabe, ele é lateral esquerdo)?

Ele cometeu o mesmo erro do Muricy Ramalho no mundial de clubes ano passado. Escalou um bom lateral para ficar perdido no meio de campo (o Muricy colocou o Danilo pelo meio na final do mundial). 
Detalhe, ambos são jogadores do Porto de Portugal..... O clube mais presente nas convocações do treinador....

O resultado dessa "excelente" foi que a equipe atuou boa parte do jogo com 1 a menos no meio de campo porque o Alex Sandro estava perdido e sem saber que faixa e que posição ocupar do campo. Ele não sabia se atacava ou se defendia, onde era para ficar e o que fazer com a bola quando a recebesse.
Para deixar bem claro, eu não sou contra essas escalações de 2 laterais na mesma faixa do campo. Só acho que isso deva ser treinado. Não dá para deixar o jogador perdido em campo. É queimá-lo e é atrapalhar todo o conjunto.
Treinador bom, treina as variações com antecedência, antevê situações de jogo, analisa o adversário e NÃO experimenta maluquices em uma final.

De toda forma, Parabéns à toda a equipe pela prata! Ganhar uma medalha sem um treinador capacitado não é fácil e não é para qualquer um!

Um comentário:

  1. ESSE BOSTA DO MANO MENEZES SÓ ESTÁ (OU ESTAVA) NA SELEÇÃO POR CAUSA DO ANDRÉS SANCHES PARA BENEFICIAR OS GAMBÁS(CURINTIA)E O NEYMAR PARECE QUE É AMARELÃO, NÃO É MESMO??
    http://wwwapitoamigo.blogspot.com.br/2012/08/brasil-tri-vice-campeao-olimpico.html#links

    ResponderExcluir