terça-feira, 30 de julho de 2013

Paulo Autuori acertou. Claudinei Oliveira errou

Eu vinha criticando insistentemente o técnico Paulo Autuori por seu trabalho à frente do São Paulo, mas nessa semana, ele mostrou que começa a impor sua liderança sobre o grupo.
Afastar o zagueiro Lúcio foi a melhor decisão que poderia ser tomada. O zagueiro além de estar em fim de carreira se mostrou mal física e tecnicamente. Não preciso nem entrar no mérito da sua influência negativa no grupo e o fato de falarem, nos corredores do clube, que ele é desagregador.
Acredito que a disparidade financeira dele para com outros integrantes do elenco também pesou para o descontentamento geral já que ele nunca justificou em campo tamanho investimento.
Achei válida a tentativa do Autuori de mexer com o brio do grupo e dar uma chacoalhada na sua motivação.
O resultado já pôde ser percebido em campo no último jogo contra o Corinthians. A equipe mostrou mais disposição e mais vontade. Agora, é evoluir com o trabalho.

Indo em direção contrária a essa do treinador tricolor Claudinei Oliveira errou feio ao usar Edu Dracena e Léo como titulares no jogo, fora de casa, contra a Ponte Preta.
Será que ele não viu que a equipe rende melhor sem eles? Que há mais mobilidade, mais conjunto e a equipe joga mais solta?
Eu sempre defendi que o Santos deveria promover o Léo para compor a comissão técnica do clube devido à sua liderança sobre o grupo e a bela história de conquistas. O problema é que acho que essa tal imposição dele pela sua titularidade já passou dos limites.
Essa tal busca por recorde de jogos com a camisa do clube, de títulos pós-Pelé ou qualquer outro é ruim para todos. Nunca vi essa história de recordes pessoais dar certo em time algum.
Agora, ele não pode bater o recorde entrando no decorrer das partidas?
Será que ele acha que ainda tem mercado e que tem clube interessado em seu futebol? Então, por que não dar lugar ao Mena que é jovem, melhor marcador e com muito mais fôlego e utilidade ao clube?

O mesmo vale para o Edu Dracena. Quando Gustavo Henrique (promovido da base) e Durval formaram a dupla de zaga a média de gols sofridos caiu abruptamente. Com Dracena no lugar do garoto da base, a média subiu assustadoramente! Coincidência?
Basta olhar no semblante dos jogadores no jogo contra a Ponte Preta. Os "veteranos" acomodados, tocando de lado, correndo pouco, pareciam que não estavam nem aí para a derrota.
Será que já não estão de saco cheio da liderança do capitão do time?

Chegou a hora do Claudinei mostrar que tem liderança e que almeja voos mais altos do que ser apenas um interino ou tampão. Ou se impõe desde agora ou vai perder o comando do grupo.

Por enquanto, repito que gostei da atitude do Paulo Autuori e não gostei da do Claudinei Oliveira.
Vamos ver se estou errado nos próximos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário