domingo, 28 de julho de 2013

Santos oscila, como previsto

Eu já havia falado que o time do Santos oscilaria no campeonato já que é uma equipe com elenco bastante jovem.
Vitórias acontecerão assim como derrotas. Isso será parte do processo de amadurecimento do elenco. Não vejo motivo para alarde nem para pânico.

O que me incomodou na derrota de ontem, contra a Ponte Preta, foi a forma de jogar. 
Há um problema crônico no meio de campo do time. Cícero e Montillo não ajudam na marcação. Cícero, inclusive, oscila demais nas partidas. Acho que ele some demais nos momentos que o time mais precisa dele. É apenas um bom jogador para compor elenco, não pode ser titular absoluto nunca!

Achei a equipe muito dispersa com jogadores mostrando certo desinteresse na busca pelo resultado positivo.
Parece que essa insistência em ter Edu Dracena, Léo, Durval e Arouca como titulares absolutos tem incomodado o grupo como um todo. E não é para menos, eles matam toda a mobilidade do time em campo.
Arouca, para mim, tem algum problema físico crônico. É incrível como ele não consegue jogar forte por muito tempo. Parece que corre à meia bomba, poupando-se mesmo para não se contundir.
Edu Dracena é um caso à parte. Reparem que sempre que ele está em campo o Santos leva gol. Não é possível ser só coincidência. Ontem, falhou no lance do gol e deixou um jogador da Ponte em condições para fazer outro (lance muito mal anulado pelo juiz e bandeira do jogo). 
Léo não preciso dizer mais nada. É um ex-jogador em atividade. Ponto. Um time de ponta jamais jogaria com um lateral nessas condições físicas ridículas.
Durval, quando acompanhado de algum garoto (Jubal ou Gustavo Henrique), vai bem. Quando junto com Dracena, péssimo já que um não faz a cobertura do outro. São 2 postes numa defesa que não tem laterais marcadores. Atuar desta maneira é suicídio e erro básico de conceito técnico e tático.
Se o Santos almeja algo mais que uma vaga na próxima Copa Sul Americana, é melhor respaldar o técnico Claudinei Oliveira para tirá-los do time titular já. 

É nítido como esses "veteranos" impõem suas escalações e é claro que isso mata todo e qualquer sentido e motivação de grupo.
Se insistir com os veteranos de titulares, arrisco-me a dizer que o clube ficará entre 10º e 16º lugar na tabela de classificação. Se apostar nos jovens (mesmo que inexperientes), afirmo que ficará entre os 8 primeiros colocados.
Qual posição o clube almeja afinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário