quinta-feira, 25 de julho de 2013

Santos vence o Crac e avança na Copa do Brasil. Ué, mas não era para entregar?

E não é que a molecada resolveu e o Santos venceu o Crac, em Catalão, por 2 x 0?

Vocês estão vendo como são as coisas aqui no Brasil?
Boa parte da imprensa não acompanha o dia a dia dos clubes, não sabe o potencial dos elencos nem como é feito o trabalho técnico e tático.
Simplesmente, olham as escalações e falam o óbvio.

É impressionante ler e ouvir a quantidade de besteiras que falaram sobre o Santos. Falaram que o time iria entregar o jogo para disputar a Sul Americana, falaram que estavam queimando os garotos, que isso (não levar os medalhões) era atitude de time pequeno e covarde e por aí vai.

E uma parte da torcida santista também tem culpa! Poxa, só no twitter vejo várias reclamações diárias pedindo a saída dos medalhões (Edu Dracena e Léo, principalmente) e quando o treinador os tira e coloca os jovens reclamam! 
Poxa, é preciso ter mais coerência nas críticas e pensar mais antes de falar. Se não sabe ou não conhece, não fale.

A história do Santos é diferente de qualquer outro clube do mundo. Podem estudar para comprovar!
Em qualquer clube, se você tem a opção de contratar um medalhão consagrado ou promover algum jovem promissor da base, geralmente, o medalhão será a melhor opção.

Já no Santos não! O certo é optar pelo jovem da base! Foi assim no final dos anos 50, nos anos 60, final dos 70 e em 2000. 
Quantos jogadores, na história do clube, se destacaram logo que subiram aos profissionais e quando ainda eram bem jovens?

Pelé foi destaque aos 16, Edú idem, Pita, Juari, João Paulo, Diego, Robinho, Alex, Neymar, Ganso, Rafael....... Qual a idade deles quando viraram estrelas da equipe?

E agora, será que é melhor o clube manter os veteranos em campo ou apostar na nova safra?
Claro que os garotos vão oscilar. Os campeonatos são longos e, de vez em quando, vão engatar uma sequência de derrotas ou de empates. Normal, faz parte do amadurecimento e do crescimento profissional. Mas, nem por isso, vou dizer que são ruins, fracos ou que não servem para o time.

Repito o que venho dizendo há tempos, o Santos não precisa de tantos reforços quanto dizem, o clube precisa (ou precisava) de treinador. Isto parece que já está sendo resolvido já que o Claudinei Oliveira tem mostrado competência uma vez que melhorou a forma de jogar da equipe, deu padrão de jogo e confiança aos moleques. 
Sinceramente, eu não gastaria dinheiro por hora. Esperaria mais um pouco para ver no que vai dar.
E vou além, se a diretoria respaldar seu trabalho e der apoio aos jovens, acredito que irão longe no Brasileirão.

Alguém está sentindo o cheiro de 2002 no ar?
A história se repete (ou, pelo menos, está parecida). Em 2002, o clube estava endividado, com torcida desconfiada e com um grupo extremamente jovem........ Deu no que deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário