terça-feira, 23 de julho de 2013

Não acredito na declaração do Alexandre Gallo

Achei muito estranha a declaração do Alexandre Gallo sobre a implantação de uma nova mentalidade aos jogadores das categorias de base do Brasil.

Entendi e gostei da cobrança por mais comprometimento, por um sentimento de união, de grupo e tal. Felipão, por exemplo, é mestre nisso e acredito que o Gallo deva seguir a mesma linha.

O que é esquisito é essa mentalidade ditatorial. Não querer convocar jogador que usa brinco, tatuagens, chuteira colorida, penteado extravagante etc. Poxa, nada a ver!
O mundo mudou, evoluiu, as pessoas estão mais liberais, cada um usa o cabelo de um jeito, roupa de várias cores, nada combinando com nada e por aí vai. Só queria saber o que isso tem a ver com a qualidade do futebol dos jogadores?
Esse será o critério de convocação daqui para a frente?
Quer dizer que a seleção será formada por quem tem cabelo curto, bem cortado e assentado, que usa terno e roupas alinhadas? Cadê o critério técnico?
Por que não convocar o craque, o diferente?
Por que não convocar aquele jogador visionário e líder em campo?
Não deveriam ser esses os primeiros critérios de escolha?

Tudo bem que muita vaidade tira o foco do objetivo. Concordo que ficar pensando em música,  cabelo, comercial, festa ou mulher desconcentre o jogador, mas isso não pode ser contornado com uma concentração e uma orientação bem feita?

A capacidade de um líder competente está justamente aí, em seu poder de influenciar as pessoas! 
Um verdadeiro líder consegue fazer com que seus subordinados sigam o seu comando e foquem naquilo que se quer. Não é impondo ditadura que vai conseguir algo.

Gosto do Gallo, gosto da sua filosofia de jogo, gosto da forma que suas equipes atuam além de achá-lo um profissional extremamente sério e competente. Agora, espero que ele reveja seus conceitos.
Para mim, isso é retroceder no tempo, é voltar a uma época que ninguém faz questão alguma de lembrar.

O futebol não pode ser confundido com algo rígido. Futebol é molecagem, é alegria, é atrevimento! Isso é muito diferente de insubordinação, bagunça e sacanagem. Para estas coisas, sim, disciplina. Para aquelas, gerenciamento de pessoas é a recomendação, fácil.
Se seguir adiante com esse pensamento, Gallo estará escorregando no tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário