domingo, 7 de julho de 2013

Santos vence São Paulo com destaque para os novos "meninos da Vila"

E não é que a base salvou o time de novo? 
Já está virando rotina para a torcida santista quando o clube passa por momentos delicados e/ou difíceis a base salvar e reverter a situação.

O Santos não fez um bom 1º tempo. Jogou muito no seu próprio campo, esperou demais o time do São Paulo e foi pouco efetivo no ataque.

Eu gosto de técnico que tenta algo novo, que vê o problema e tenta corrigi-lo. 
Claudinei, para o 2º tempo, mexeu no posicionamento dos jogadores. Montillo jogou mais avançado como um 3º atacante e cresceu demais de produção. Fez tabelas, jogadas de aproximação, abriu espaços para os jogadores que vinham de trás e puxou bons contra-ataques. Jogou o que não vinha jogando desde a sua contratação.
Mérito do treinador? Provavelmente.

De toda forma, não é porque venceu que o Santos não tem coisas a corrigir. Tem e são muitas.

Não dá para Léo ser titular. Ele não aguenta mais correr atrás de atacante. Ele pode e deve entrar no decorrer das partidas já que é experiente, bem ofensivamente e possui liderança no grupo. Pode ser muito útil na orientação dos jogadores no banco de reservas e entrar no decorrer dos jogos para dar mais experiência ao time, dar uma opção mais ofensiva pela lateral do ataque e para orientar o time em campo
.
O time precisa marcar mais na frente. Tudo bem que a proposta, hoje, era de contra-ataque, mas mesmo assim, dava para correr bem menos riscos que correu na partida se adiantasse a marcação.

William José é um atacante comum. Após a sua saída, o Santos melhorou muito. Giva, por exemplo, finaliza melhor, faz mais gols e se movimenta muito mais em campo. Desta forma, consegue fugir melhor da marcação e ajuda na puxada dos contra-ataques.

O Claudinei terá que ter pulso firme para formar a zaga titular. Quem viu os últimos 2 jogos percebeu a qualidade do zagueiro Gustavo Henrique. Um monstro. Jogou muito, fez cobertura dos laterais, chegou sempre no tempo da bola, não fez faltas burras, tem boa movimentação e consegue acompanhar os atacantes, além disso, é bom nas bolas aéreas. Para que insistir em Durval e Dracena?
O ideal é nem um nem outro. Para mim, a zaga titular é Jubal e Gustavo Henrique. Agora, se quiser dar uma chance aos veteranos, é um deles somente com um garoto (Gustavo ou Jubal). O Gustavo, na minha opinião, é titular indiscutível no momento.

Agora, com a entrada de Giva e Emerson Palmieri, o Santos ganhou bastante em mobilidade e o São Paulo quase não ameaçou mais o Santos. 

Gostei muito da atuação do jovem Neilton. Com deslocamentos pelas pontas, com boas tabelas e dribles fez muita confusão na defesa tricolor. Minha crítica a ele é com relação a chutes a gol. Como ele chuta fraco e mal, não? Tem que treinar exaustivamente desde já, senão, não evoluirá muita coisa.
Ainda assim, achei um dos mais lúcidos do time durante toda a partida.

Apesar de alguns problemas, o Santos venceu e o time vai ganhando forma. O entrosamento está melhorando e as jogadas começam a sair com mais naturalidade. É só o começo de um trabalho após anos de martírio com o ex-treinador.

Se treinador vive de resultados, Claudinei está ótimo já que venceu o Atlético/MG titular e o São Paulo fora de casa. Ótimo aproveitamento contra 2 equipes fortes e 3 gols marcados e nenhum sofrido nos últimos 2 jogos.
Animador, não?

Fico feliz por ter sempre acreditado na base da equipe. Agora, é trabalhar direito para não perdê-los e para não deixar o crescimento parar, afinal, não é a qualquer hora que a "molecada" entra numa fogueira e resolve um clássico.
Portanto, dá para acreditar nos garotos sim!

Um comentário:

  1. PRIMO, SEU BLOG É SHOW. VOCE VAI ME ENSINAR A CONFIGURAR MEU BLOG IGUAL O TEU NÉ??? hahaha...abras e sucesso!!!

    ResponderExcluir