domingo, 21 de julho de 2013

Santos perde muitos gols e empata com Coritiba na Vila

Santos e Coritiba empataram, hoje, na Vila Belmiro, por 2 x 2. Foi um ótimo jogo e muito bom de se assistir.

A partida teve 2 tempos bastante distintos com o Coritiba dominando o 1º e o Santos mandando no 2º.

Gostei bastante do início de jogo do Coritiba. Um time rápido, envolvente, com muita movimentação ofensiva e muita consistência na marcação.
O Coritiba anulou o Santos e criou várias chances claras de gol. Isto tudo porque o Santos marcava errado.
O time paulista estava mal posicionado já que não estava compactado em campo tendo um buraco entre a sua defesa e seu meio de campo e outro buraco entre o meio de campo e o ataque. 
Os paranaenses, comandados pelo excelente meia Alex, perceberam esse espaçamento do time santista e exploraram demais as jogadas com penetrações dos jogadores vindo de trás pegando a zaga santista no mano a mano e com muito menos velocidade. E isso demorou a se arrumar. Por várias vezes o Coritiba esteve perto de abrir o marcador no jogo.

Agora, tenho que fazer um elogio ao Claudinei Oliveira, técnico do Santos. Eu já falei repetidas vezes que gosto de técnico que vê o jogo e muda a forma do time jogar do time durante a partida.
Claro que ele demorou para mexer, mas no intervalo, mudou totalmente a forma que o Santos se posicionou em campo.
A equipe atuou mais compactada e adiantada. O time buscou o ataque, variou jogadas e criou várias chances claras de gol.

Hoje, é visível a evolução da equipe como um todo. Ainda há problemas a resolver, principalmente na parte defensiva, mas, de toda forma, há um entrosamento, há mais toque de bola, há jogadas trabalhadas e há jogadas de bola parada. É outro time e nem de longe se parece com o que vinha jogando no 1º semestre deste ano.
E isso tudo sem seu principal jogador, Neymar, sem vários jogadores que foram dispensados pela diretoria do clube e sem um treinador de "ponta" que ganha milhões devido a um histórico de títulos.

O que o Claudinei precisa priorizar, a partir de agora, é como arrumar a defesa. Infelizmente, esse é o ponto fraco do time há anos.
Se você opta por jogar com Durval e Dracena juntos não pode jamais ter 2 laterais que não sabem marcar. Eles que já são zagueiros lentos, ficarão ainda mais desprotegidos e serão presas mais fáceis aos atacantes adversários. 
O ideal é mesclar um dos 2 com um dos jovens (Jubal ou Gustavo Henrique) e trocar os 2 laterais.
Léo tem que ter consciência que é um veterano em fim de carreira e não dá mais para ser titular todo jogo. Ainda mais quando se enfrenta uma equipe que está invicta no campeonato e brigando pela liderança.

De toda forma, tenho gostado do trabalho do jovem treinador santista. Não está devendo nada a ninguém, conseguiu montar um time e tem dado padrão de jogo e entrosamento aos jogadores.

Não é para os torcedores santistas criticarem o empate de hoje ainda mais depois do Santos perder um caminhão de gols no 2º tempo. Isso, infelizmente, faz parte do futebol. Não tem jeito.

Antes de pensar em título ou vaga para Libertadores, o torcedor santista tem que se preocupar em ver o time jogando de maneira consistente e entrosado. Isso já tem acontecido. Precisa evoluir, claro, mas repito, está indo no caminho certo.
Deem tempo ao tempo e verão o resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário