quarta-feira, 17 de julho de 2013

Será que o Atlético/MG aguenta a pressão no 1º jogo da final da Libertadores?

Que o Atlético/MG é o favorito para ser o campeão da Libertadores 2013 isso eu já postei na semana passada. 
O problema é saber como a equipe brasileira se portará em campo, se não sentirá o peso de uma decisão tão importante, se seu treinador não cometerá erros básicos como vem cometendo na fase decisiva e se a equipe saberá se defender com inteligência.
Quando digo inteligência, não é para ficar todo mundo atrás só se defendendo. Para ser campeão é preciso saber manter a bola sob seu controle, cadenciar a partida tirando a pressão adversária e sair em velocidade para os contra-ataques.

Se o Atlético repetir o 2º tempo que fez do jogo contra o Newell´s Old Boys na Argentina, arrisco-me a dizer que perde o título hoje. Assistir ao adversário jogar e se deixar ser envolvido é o que de pior pode acontecer ao galo.

O Olímpia é o mais fraco dos 4 semifinalistas, mas é um time que soube jogar a competição desde o início. Na fase de classificação caiu no grupo do Newell´s e o bateu em casa por 4 x 1, por exemplo. Portanto, não é nenhuma galinha morta. O time pode ser mais fraco tecnicamente, mas é muito inteligente em campo e conta com jogadores bastante experientes no elenco.

O time paraguaio, na fase final, em casa, usou muito da marcação pressão no campo de ataque o jogo todo, ou seja, não é o tipo de time que só pressiona no início de cada tempo. É sim do início ao fim!

O Olímpia procura manter a posse de bola e a trabalha muito bem de um lado para outro. Não tem pressa nos ataques, é uma equipe cirúrgica já que ataca quando percebe a fraqueza do adversário.

Na minha opinião, o Atlético tem que adiantar a sua marcação e tentar impedir que o Olímpia faça esse trabalho em seu campo. Não tem que ficar esperando o adversário, tem que se portar como time superior e tentar aniquilar as jogadas lá na frente.
Eu, se fosse o Cuca, abriria Luan de um lado e Diego Tardelli do outro para abrir a defesa adversária no contra-ataque. São jogadores muito rápidos e habilidosos e que podem ajudar a segurar a defesa do time paraguaio em seu campo evitando assim uma maior quantidade de jogadores adversários em seu campo.

Lembrem-se que na final não há o gol qualificado, então, perder por 1 x 0 ou 2 x 1 é a mesma coisa.Desta forma, por que não agredir o adversário logo nesta primeira partida?

Acho o time brasileiro com mais elenco, mais qualidade técnica e mais capacitado a conquista. Porém, o futebol moderno é mais tático, mais equilibrado e não tanto individual.
Aí é que os nossos times sofrem. Falta visão e estudo do jogo para nossos técnicos.

Palpite para a 1ª partida da final: Vitória do Olímpia

Nenhum comentário:

Postar um comentário