terça-feira, 16 de julho de 2013

A reformulação corintiana está errada

Eu havia dito há um tempo que não estava gostando das contratações do Corinthians.
Tudo que o clube está fazendo neste ano, na minha opinião, está errado e o resultado começamos a ver agora.
O time não consegue mais marcar pressão, não impõe mais um ritmo de jogo forte nem uma marcação individual na defesa, seu meio de campo está pouco combativo e seu ataque não tem mais a mesma velocidade de antes.

Na verdade, o elenco que já era velho, agora está sentindo o desgaste dos jogos constantes.
Infelizmente, o elenco corintiano nunca foi profundo e de tanta qualidade. O Segredo do time sempre foi seu jeito de jogar.

As contusões começaram a aparecer e Alessandro, Fábio Santos e Danilo estão sentindo o peso da idade e já não aguentam mais jogar em alto nível os 90 minutos.

E os problemas não param por aí. Paulinho saiu, tudo bem, recebeu uma proposta irrecusável, não tinha como segurar, mas quem chegou para substituí-lo? Ibson e Maldonado?
Um corredor e outro seriamente machucado?
Notem que a reposição não está acompanhando o mesmo nível!

Para o ataque chegou Alexandre Pato que mais perde gols do que faz. O normal é ele perder. Romarinho nunca foi goleador e Emerson Sheik está mais preocupado em voltar para o RJ que jogar bola.
Então, qual é a saída para o Corinthians?

É aí que o problema se agrava. Faz tempo que o clube não investe na base. Todos os seus jogadores das categorias inferiores pertencem a empresários que usam o clube para revelá-los, ou seja, o clube mesmo não tem ninguém. Virou barriga de aluguel para os empresários exploraram sua estrutura.

Reparem que não há laterais de qualidade no grupo para substituir os que estão de titulares, não há meias com mais mobilidade e criatividade e não há atacantes de movimentação e goleadores. Então, como o clube vai se virar?

Repito o que venho dizendo há um certo tempo, o futebol brasileiro movimenta muito dinheiro, mas, infelizmente, é muito mal gerenciado e administrado nas mãos dos atuais dirigentes de clubes. Isso não é uma exclusividade do Corinthians, a grande maioria dos clubes (para não dizer todos) sofre deste mal.

Não vejo muita escapatória para o alvinegro da capital paulista. O Tite está de mãos atadas já que não há grande variedade no elenco nem qualidade.

Não acredito que o clube vá conseguir surpreender o mundo como fez ano passado. As coisas mudaram e o Corinthians não soube como fazer para se manter no topo por muito tempo.
Investir em velhos e ou de renome, nem sempre é a melhor saída. Os escolhidos pelo clube não são as melhores apostas. Basta ver o histórico recente de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário