sábado, 7 de janeiro de 2012

Evolução do futebol do MS e do MT

Assisti aos jogos do Flamengo x Aquidauanense e do Palmeiras x Rondonópolis e vi que os times dos estados do MS e do MT foram até que bem.

Digo, o Aquidauanense (do MS) empatou com o Flamengo, como eu já mencionei aqui no blog, e o Rondonópolis (do MT), mesmo perdendo para o Palmeiras por 3 x 0, apresentou boa disposição tática e boa movimentação dos atacantes.

Vocês devem estar pensando que sou louco em falar que gostei do time do MT mesmo perdendo por 3 x 0. Pois é, só que ele teve um jogador expulso ainda no 1º tempo de jogo e o Palmeiras "achou" 1 gol em um chutaço de fora da área. E notem, que com 10 jogadores, o time do Rondonópolis conseguiu criar chances de gol no Palmeiras.

Claro que os times ainda estão abaixo das potências brasileiras. Não dá para comparar seus treinamentos táticos e físicos, mas antes não havia nada disso. Os times do MT e do MS se resumiam a meros participantes/coadjuvantes e a sacos de pancadas.

Hoje, já se vê nesses trabalhos de base, um certo padrão de jogo, um certo posicionamento tático dos jogadores, um melhor preparo físico e essa evolução tem que ser externada já que o Centro-Oeste Brasileiro sempre se resumiu, no futebol, a Goiás (que hoje está na 2ª divisão) e a Atlético/GO (mais recentemente).

Então, que esse trabalho que vem sendo feito na base, evolua, espalhe, dissemine para os times profissionais e que o Brasil possa ver surgir times melhores e mais consistentes nessa região do país.

Vale lembrar que recentemente o Mixto/MT tentou fazer um projeto de clube-empresa contratando vários jogadores "conhecidos" Brasil afora, como o volante Paulo Almeida (ex-Santos). Eu, na verdade, critico o projeto pelo motivo de terem escolhido erradamente como MANAGER (gerente de futebol) do clube o ex-jogador Ricardo Rocha.

Eu, diferentemente da opinião esportiva nacional, NUNCA o achei bom jogador. Eu sempre o achei um jogador comum que soube fazer bem seu marketing. Podem assistir a VT´s dos jogos dele e notem que sempre que a TV o pega no vídeo, ele aproveita para gesticular e gritar sei lá o que como se fosse um líder no grupo. Em 1994, só fomos campeões por que a sorte bateu a porta da seleção com sua contusão e a entrada de Aldair no seu lugar (que fez um copa perfeita).
Eu também sempre achei que suas falhas eram omitidas pela imprensa, ou melhor, eram pouco enaltecidas. Vocês sabiam que o 1º gol sofrido pelo Brasil na história do confronto contra a Venezuela foi em uma falha BISONHA dele? A bola veio para ele dominar e passar para a frente e ele, no entanto, "furou" e deixou a bola passar pelos seus pés chegando fácil e livre ao atacante venezuelano......
Quantas vezes vimos ou ouvimos sobre esse lance?
Há mais exemplos de falhas no Real Madri e São Paulo, mas não vou fugir do tema do post.......

Enfim, uma pessoa que age assim, não pode nunca estar à frente de um projeto porque ele perde toda sua credibilidade.

A ideia mixtense era ótima, mas foi executada por gente de capacidade técnica baixa para o cargo.

Enfim, torço para que o futebol nos estados do MT e do MS retomem o rumo e que possam voltar a disputar as competições da elite do Brasil em alto nível. 

O que vi nesses jogos da copinha (Copa São Paulo de Futebol Júnior) me dá a esperança. Só o tempo dirá se estou certo........

Um comentário:

  1. É isso ai..
    Aqui em Mato Grosso teremos dois representantes na Copa do Brasil e na Série C neste ano de 2012. E seremos uma das sede da Copa em 2014.

    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir