domingo, 29 de janeiro de 2012

Alguém viu algo de novo nesse início de temporada?

Assistindo a alguns jogos dos estaduais começo a me preocupar seriamente com o futuro do nosso futebol.

Tudo bem que é início de temporada, que os jogadores estão voltando às atividades agora e estão meio fora de forma, mas que mudança tivemos em algum esquema de jogo? Que mudança na maneira de jogar?

Alguma revelação?

Sei que é cedo, mas quando vejo a imprensa enaltecendo o futebol do Lucas (São Paulo) começo a coçar a cabeça.

Não que ele não seja craque. É um ótimo jogador, eu mesmo já o elogiei aqui por várias vezes, mas como pode ser enaltecido o seu trabalho sobre equipes fracas (para não dizer amadoras)?

Para mim, ele estar fazendo gols e ajudando seu time a vencer contra essas equipes mediocres é mais do obrigação. Apenas isso. Na verdade, isso é o mínimo que se espera de quem tem uma multa rescisória avaliada em E$ 80 milhões e sonha em ganhar uma Olimpíada pela seleção brasileira.

E quando vejo Botafogo empatar com Nova Iguaçu? E o Grêmio perder para o Juventude?
E não pensem que não vou citar o empate do Palmeiras com a Catanduvense e do Santos com o Paulista de Jundiaí.

O irritante não é ver os resultados já que o futebol é isso mesmo, nem sempre o melhor vence, mas assistam aos jogos e tentem ver alguma inovação tática, alguma jogada mais elaborada, alguma coisa nova! Não há!

Sabem por que não?

Por que falta treinador de nível aqui no Brasil. Nossos treinadores não entendem de táticas, não sabem treinar posicionamentos defensivos, ofensivos, de jogadas ensaiadas..... Tudo que fazem é o básico.

Por isso nos surpreendemos quando vemos Barcelona, Espanha, Holanda, Real Madri, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Manchester United, etc (para citar só alguns) jogando. 

Para fortalecer o que digo basta ver o ENCANTO que foi o time da Universidad do Chile do ano passado. Todo mundo adorou vê-la jogando. Agora tentem relacionar quantos CRAQUES tinham naquela equipe..... Conseguiram quantos?

O time, individualmente, era limitado, mas jogava um futebol moderno com muita movimentação e marcação forte. TODOS sabiam tocar a bola, TODOS participavam tanto do ataque quanto da defesa...... E por aqui, por que não é feito o mesmo?

Será que no Chile há alguma técnica de treinamento diferenciada que teremos que importar? Não é o cúmulo?

Repito aqui: Esse início de temporada, para mim, está sendo muito decepcionante! E para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário