quarta-feira, 7 de março de 2012

Santos joga com competência e ganha do Inter/RS pela Libertadores

O Santos foi competente, se impôs desde o 1º minuto de jogo e venceu o Inter/RS pela Libertadores 2012.

Dorival júnior mudou a formação do time gaúcho e procurou congestionar o meio de campo com 3 volantes e colocando Dagoberto no banco.

Não achei errada a alteração do Dorival e a entendo. 
O que não entendo é como um time que entra com 3 volantes em campo deixa Ganso e Neymar livres a todo momento no campo de ataque. Aí não dá. Você diminui seu poderio ofensivo para marcar mais forte o adversário e quando o jogo começa o deixa jogar livre?

Uma falha do Dorival foi deixar o Neymar no mano a mano com o zagueiro Rodrigo Moledo por todo o jogo. Assim, ele deitou e rolou. 
Todo mundo sabe que o lateral Nei não é dos mais marcadores, ele aliás, é muito mais ofensivo que defensivo, então, por que deixá-lo na marcação de um jogador tão diferenciado como o Neymar? Ou pior, como pode um treinador não ver que o seu lado direito está frágil e não tomar nenhuma providência a respeito?

Aí sim eu acho que o Dorival errou feio já que ele poderia ter colocado o Tinga para atuar na lateral apertando o Neymar dando um respiro ao zagueiro Moledo e poderia ter liberado o Nei para atacar nas costas do Juan (que é uma bela de uma avenida na marcação).

De toda forma, gostei muito do posicionamento do Santos, da movimentação dos jogadores e da consistência defensiva do Henrique (que está jogando muito bem na função de 1º volante ou como um 3º zagueiro mais adiantado) e do Fucile.

Arouca jogou muito bem novamente com ótima movimentação e cobertura dos laterais. Ele comandou a linha defensiva do Santos e saiu para o jogo quando preciso dando opções aos meias e atacantes.

Quem foi mal, muito mal aliás, foi o Borges. De novo foi um peso ao time, errou passes, não chutou a gol, não se movimentou, não deu opções...... Já disse aqui e repito, o Muricy precisa enxergar algumas coisas e parar de insistir com alguns jogadores, Borges inclusive. 

O Alan Kardec está jogando melhor que ele este ano, então, por que não dar uma chance a ele como titular?

E que tal treinar com o Elano atuando mais avançado já que tem ótimo passe e finalização e sabe fazer gols? E com Elano o time ganha em marcação no meio de campo já que ele pode compor o setor quando perder a posse de bola.

Opções de variações táticas há no elenco, só não entendo por que o Muricy não faz testes....

De toda forma, o Santos se recuperou na competição, venceu bem um adversário direto na briga pela classificação e ganhou moral para a sequência de jogos no ano.

O Santos está crescendo no momento certo. Vamos ver até onde vai este time. Na minha opinião, é favorito em todas as competições que disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário