quarta-feira, 7 de março de 2012

Barcelona massacra Bayern Leverkusen e avança às 4ªs da Champions

O Barcelona não deu chances ao azar no jogo de volta das 8ªs de final da Champions League e goleou impiedosamente o Bayern Leverkusen por 7 x 1 dando um verdadeiro show.

O gostoso de assistir aos jogos do time espanhol é ver como eles jogam fácil. Entenda-se por fácil a sua mobilidade, seus passes curtos, sua movimentação, sua posse de bola, sua paciência em campo.

O time parece de futsal porque joga em espaços pequenos do campo e todos atacam e todos defendem o tempo todo.

Outro ponto muito interessante do Barça é a filosofia do seu treinador (Pep Guardiola) que põe em campo jogador que sabe jogar bola. 
Para ele, jogador não tem posição fixa e ele põe em campo os 11 que julga serem os melhores para enfrentar o adversário do momento.

Para vocês entenderem o que estou falando, hoje, Mascherano que é volante de origem, atuou de quarto-zagueiro ao lado do Piqué e Messi e Fábregas voltavam a todo momento para compor o meio de campo do time quando o adversário tinha a posse de bola.

Então, acho que é hora de pararmos com aqueles comentários básicos de que falta lateral direito para um time ou zagueiro ou qualquer outra posição. Basta olhar o elenco, treinar entrosamento e colocar sua filosofia em prática. Cansei de ver o Daniel Alves, por exemplo, atuando como ponta direita ou como meia por várias vezes dependendo da situação do time no jogo e nem por isso o Barcelona ficou mais ou menos defensivo.

Acredito que falta treinamento de fundamentos aos times brasileiros já que quando vejo o Barça tocando a bola sem a perdê-la, fico me perguntando quando verei um time brasileiro atuando dessa maneira. 
O pior é ouvir alguns treinadores brasileiros falando que os jogadores da base vem com defeito de fábrica. Poxa, se está com defeito, o papel do treinador é corrigí-lo e mostrar qual o caminho certo e como fazer para seguí-lo.

O Barcelona, para mim, é o grande favorito nessa Champions junto com o Real Madri. São os 2 melhores times e os que jogam o futebol mais competente. O resto, é mero coadjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário