quinta-feira, 29 de março de 2012

Athletic Bilbao vira e goleia Schalke 04

No jogo do vira-revira o Athletic Bilbao acabou goleando o Schalke 04 por 4 x 2 na Alemanha.

A partida foi interessantíssima com várias mudanças de placar e com competentes mudanças táticas.

Eu já disse aqui e repito, Marcelo Bielsa entende muito de futebol. Hoje, por exemplo, ele deu mais uma aula de como mudar a forma de jogar do time com qualidade e com muito empenho.

Quando o time alemão do Schalke virou o placar para 2 x 1, Bielsa fez as substituições devidas e reposicionou seu time em campo de forma que o Bilbao ficou com 4 atacantes.

Até aí tudo bem, vários treinadores já fizeram isso e não foi enaltecido. O que vale dizer aqui é que ele fez isso e NÃO desarrumou o time em campo. O Bilbao marcou pressão, encurralou o adversário e manteve uma disposição tática muito interessante.

Claro que tomou contra-ataques e o time alemão chegou com perigo, mas diferentemente do que se vê por aí, o Bilbao mesmo com tantos atacantes e com meias ofensivos em vez de volantes marcadores, continou forte defensivamente.

O segredo de tudo e é o que ressalto no Bielsa é que ele tem o grupo na mão e ele sabe posicionar os jogadores em campo.

Quando você posiciona seu time corretamente em campo, não tem essa de que eu jogo no 4-4-2, 4-3-2-1, ou qualquer outra numerologia que você queira. Na verdade, todos sabem onde devem ficar em campo, sabem o que têm que fazer, sabem quem marcar, para quem passar a bola, para onde se deslocar no campo e por aí vai.
Outro ponto interessante é o treinador enxergar o jogo e saber como mudá-lo quando se está desfavorável. E treinador bom faz isso com competência na maioria das vezes. Quantos treinadores aqui no Brasil você vê que mudam o jeito do jogo durante a partida? Poucos, não é mesmo?

Isso, claro, só se consegue com muito treinamento.

Treinadores que montam times certinhos e bem posicionados em campo são muito poucos. Guardiola, Mourinho, Bielsa e Alex Ferguson são alguns exemplos e o pior é que não vejo mais muitos no mundo não.

Sabem o que é mais impressionante neste time do Athletic Bilbao?

É que ele já eliminou Manchester United também vencendo fora de casa e marcando muitos gols (3 x 2).

Não é tarefa das mais fáceis e além desta ótima campanha na Liga Europa, o Bilbao está na briga pela vaga da Champions do ano que vem.

Eu só não entendo por que Internazionale e Chelsea (que estão sem treinadores) ainda não foram atrás dele.

Acho que até a seleção brasileira deveria tentar sua contratação. O único problema que vejo é que ele não é muito chegado a convocar jogador de empresários amigos. Aí complica para o esquema, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário