terça-feira, 30 de novembro de 2010

Futebol Arte. Algumas torcidas só aceitam este tipo........

Depois de assitir ao massacre do Barcelona sobre o Real Madri, ficou claro a injustiça que foi a semifinal da Copa dos Campeões da Europa (Champions League) deste ano. O Barcelona jamais poderia ter sido derrotado pala Inter de Milão. O time espanhol é infinitamente superior a qualquer time do mundo atualmente.

Joga um futebol consistente, de muita marcação no campo do adversário, uma defesa rápida e de movimentação, 2 laterais que apoiam constantemente o ataque e um meio de campo para lá de habilidoso.
Um time praticamente imbatível.

Vocês devem estar se perguntando por que eu coloquei o título acima. Pois é, alguns times no mundo tradicionalmente jogam (ou sempre jogaram) um futebol ofensivo, de show, de espetáculo. E é aí que mora o perigo. Suas torcidas não admitem outro estilo de jogo.

Santos, Cruzeiro, Barcelona, Real Madri são exemplos clássicos do que estou falando. Suas torcidas se acostumaram a ver em campo times ultra ofensivos, que fazem muitos gols, que jogam para frente.

E o Real agora com Mourinho, como joga? Mudou muito. O Mourinho prega muita marcação do time. Todos têm a obrigação de marcar. Ninguém fica solto em campo. Sempre tem que ter algum jogador adversário sob sua marcação. O futebol jogado é mais pragmático, mais forte, mais marcado. Não tem muito espetáculo, salvo em alguns lances esporádicos de Cristiano Ronaldo.
Este estilo é errado? Claro que não. Ele já ganhou 2 Champions League (com o Porto e com a Internazionale), ganhou campeonatos Italiano, Inglês e Português. Poxa, então o que quer a torcida do Real Madri?
Espetáculo. A torcida ficou mal acostumada pelo futebol jogado por toda a sua história. O time sempre fez muitos gols e ganhou campeonatos de forma ofensiva.

Não sei por quanto tempo durará a paz entre a torcida e o treinador, mas depois de levar um BAILE desse nível e com show, será difícil Mourinho suportar a pressão por muito tempo.

Alguém aí procura um treinador de ponta? Jajá deve estar disponível no mercado. Sua salvação só se dará se se mantiver bem na Champions e, de preferência, eliminando o Barça.......

3 comentários:

  1. é rivelino. helio a muito tempo eu venho falando da maneira do barcelona jogar, eu asistir o jogo inteiro, e como você falou o barcelona joga muito.
    é uma mistura de tudo que ha de bom no futebol, ate o zagueirao puyol nao perde uma dividida, e o meio campo é fantastico.
    é como dizia ontem no mesa redonda da ( espn ), dá gosto de ver o barça jogar.

    abraços

    tem novidades no blog

    ResponderExcluir
  2. se eu estiver tempo , amanha eu vou fazer uma homenagem a murycy, que completou hoje 55 anos.

    é rivelino

    ResponderExcluir
  3. http://fomedoleao.blogspot.com/

    é rivelino

    aí segue o link de um blog, é de um amigo meu.

    bira.

    mais nao esqueça o meu, e divulgue

    boa noite

    ResponderExcluir