sábado, 7 de setembro de 2013

Uma vitória que só vale pelos 3 pontos. Santos não foi bem contra o Goiás

O Santos venceu o Goiás, hoje, na Vila Belmiro e encostou no pelotão de frente do Campeonato Brasileiro 2013.
Mas engana-se quem acha que a equipe paulista apresentou um belo futebol ou que fez por merecer a vitória.

Confesso que fiquei bastante decepcionado com o desempenho do time. Esperava uma equipe mais ofensiva e postada mais no ataque.
Diferentemente da minha expectativa, o Santos foi a campo com 4 volantes no meio de campo e com um atacante que não sabe fazer gols, o Everton Costa. Então, como apresentar um futebol de qualidade?

O Goiás foi muito superior no 1º tempo. Tocou a bola com objetividade e quando ia ao ataque seus jogadores sabiam o que fazer, para onde correr e onde tocar a bola. Tanto que obrigou o Aranha a fazer 2 defesas espetaculares.
Parecia que os papeis estavam invertidos. O Goiás parecia o Santos dos bons tempo e do bom futebol e o Santos parecia o Goiás da 2ª divisão.
Já no 2º tempo, com as substituições, o Santos mudou sua postura, partiu para o ataque e apresentou um futebol melhor.
Não dá para aceitar que o Giva seja banco do Everton Costa. É algo inexplicável. Na verdade, é explicável sim, mostra que o treinador não tem comando das suas ações e que sofre influência externa para escalar certos jogadores. Ou é isso ou ele é fraco. 

Estou com a 1ª opinião ainda, mas estou com o pé atrás com seu trabalho mesmo achando que o time já tem um certo padrão de jogo.

Outro ponto importante que precisa ser analisado com urgência pela gerência de futebol é o preparo físico do time santista.
É impressionante como a equipe morre a partir dos 30 minutos do 2º tempo.
Não dá para acreditar que ninguém tenha visto ou notado isso. O Goiás só não empatou a partida porque encontrou um Aranha em ótima fase e pegando tudo. Caso contrário, a vaca poderia ter ido para o brejo.

E olhem que não entrei no mérito dos gols perdidos pelo Giva!
Desculpem-me pela frieza do comentário e pela sinceridade, mas atacante de alto nível e que sonha alto JAMAIS poderia perder o gol que ele perdeu aos 43 minutos do 2º tempo. Ainda mais porque o Santos estava tomando um sufoco do Goiás e era para fechar o caixão sem desespero.
Ou ele treina mais finalizações ou vai ficar na vala comum. 

Giva tem boa mobilidade e bom deslocamento em campo. Tem boa visão de jogo e é participativo. Tem tudo para estourar nesse time santista, mas precisa ser mais inteligente nas jogadas. Tem hora que o certo é passar, mas ele chuta. E tem hora que é para ele chutar, mas ele erra o passe.

De toda forma, o Santos obteve uma boa vitória sobre um time que está bem no campeonato. Sinceramente, gostei de ver a postura do time goiano e sua distribuição tática.
Este time é a prova máxima de que não é preciso um elenco estrelado e caro para fazer boas campanhas no futebol brasileiro. O que precisamos é de técnicos mais competentes. 

Ou será que alguém viu algum craque no time do Goiás? Hugo, talvez? Dudu Cearense? Rodrigo?
Todos jogadores comuns, não é mesmo, mas o time joga redondo.
O Goiás mostrou que vem sendo bem treinado. O resto é conversa fiada.

Então, dá para o Claudinei Oliveira melhorar a forma de jogar do Santos. Ou será que ele não tem competência para tanto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário