sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Flamengo mereceu vencer o Santos

O Flamengo venceu o Santos, ontem, e aliviou um pouco sua situação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

O jogo foi de uma qualidade técnica inferior à várzea. Péssima partida.

O time carioca soube tirar proveito do desgaste físico santista, impôs velocidade no jogo, especialmente, com Paulinho e coordenou bem as ações ofensivas.
Diferentemente do Santos, o Flamengo trabalhava a bola com objetividade. Quando a tinha em seus domínios, partia para cima, geralmente, pelas laterais do campo, explorando o cansaço dos laterais santistas.

Acho que ontem foi a pior escalação que eu vi do Santos nas mãos do Claudinei Oliveira. Há um bom tempo eu não via um técnico cometer um erro tão grosseiro em termos conceituais como vi nesta partida.
Pensem comigo, você vai enfrentar um adversário com vários jogadores jovens, cansado por viagens e partidas consecutivas, postado e armado para jogar nos contra-ataques e em um campo grande e largo escalado com Renê Jr, Durval, Renato Abreu e Everton Costa?
Que absurdo é esse? Quem vai impor a velocidade ao time? Quem vai comandar o toque de bola no campo de ataque? Quem vai desarmar o adversário?

Renê Jr não sabe passar, Durval além disso não tem mobilidade, Renato Abreu além de velho está em péssima forma física e Everton Costa não sabe fazer gols e está voltando de contusão grave.
Some-se a isso o fato do lateral Mena ter jogado com a seleção do Chile, esta semana, na Suíça e que o garoto Alison apontou cansaço físico logo após o jogo contra o Inter/RS. Ou seja, o Claudinei colocou em campo uma equipe muito meia boca e pronta para perder.
E para piorar tudo, o treinador santista não soube mexer. Suas substituições foram péssimas.
Deu no que deu. O Santos foi dominado o tempo todo e não soube como sair da marcação flamenguista.

Na minha opinião, o Flamengo mereceu a vitória já que foi o time que procurou mais o ataque e estava mais organizado em campo. 
Seus jogadores sabiam o que tinham que fazer no jogo e quem explorar.

O Santos parecia perdido e arrisco-me a dizer que estranhou o campo com dimensões maiores. Sério. Notem como os jogadores estavam mal posicionados em vários lances da partida.

Enfim, o Flamengo conseguiu vencer, fugir um pouco da briga pelo rebaixamento e ter mais tranquilidade para trabalhar.
Já o Santos perdeu uma grande chance de encostar de vez na briga pelo G-4. Essas oscilações eram previsíveis, mas erros grosseiros do treinador não. É preciso avaliar melhor e mais friamente o elenco.
Não dá para escalar esse ou aquele jogador só pela experiência ou só porque achou um gol de falta.
A coerência também faz parte da liderança e domínio do grupo. Fica aqui o recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário