quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Santos é operado no RS

E a arbitragem continua dando aquela força para o Grêmio nos jogos na Arena.
Um gol muito mal anulado tirou a virada santista na partida de ontem pelo Campeonato Brasileiro 2013.

Na verdade, não foi um bom jogo. 
O 1º tempo foi bem chato de se ver já que as 2 equipes se preocuparam mais em tocar a bola de lado do que em atacar.
Eu disse por várias vezes no twitter (conta: @bloghelio) que não adianta nada ter maior posse de bola se não souber como fazer isso virar ataques perigosos ou gols.
Em determinados momentos do jogo, o Santos chegou a ter 60% de posse de bola. Arrisco-me a dizer que desses 60%, 80% foram no campo de defesa. Então, qual a vantagem disso?

Tudo bem que por ser uma partida fora ter a posse de bola não é de todo mal. Assim, evita-se de ser atacado e sofrer a pressão adversária, além de tirar a velocidade do jogo, mas não fica a impressão de que o Santos é uma equipe medrosa e que prefere evitar a derrota a ganhar a partida?

Não estou criticando o treinador, repito o que venho dizendo há um bom tempo que o Claudinei Oliveira tem feito um bom trabalho já que deu padrão de jogo, tem lançado os garotos da base e está conseguindo ter um desempenho melhor que seu antecessor. 

O que estou cobrando é mais objetividade da equipe.
Parece que o Santos perdeu aquela gana pelas vitórias. A equipe é precavida ao cubo!

Ontem, para atacar mais incisivamente precisou sofrer o gol do Elano. 
E sabem o que é engraçado? É que depois que partiu para cima, dominou o jogo, encurralou o Grêmio em seu campo e só não venceu porque o juiz inventou uma falta do Cícero na disputa de cabeça. Juro que não vi falta alguma, mas como a arbitragem tem sido muito favorável ao Grêmio em lances mais duvidosos, não vou falar mais nada.......

Bom, de toda forma, essa partida ratifica aquilo que escrevi quando o Grêmio venceu o Santos pela Copa do Brasil. Eu havia dito que o Grêmio não tinha feito por merecer os 2 a 0 e que não era um bom time. O Grêmio, hoje, se apequena demais em campo. Joga um futebol bem burocrático e dependente de lances fortuitos individuais.
Não gosto da sua forma de jogar nem como está armado e posicionado em campo.

Para se ter uma ideia do que estou falando, basta rever e analisar a partida de ontem. O Santos mesmo na defesa e atacando na boa foi melhor e mais perigoso que o time gaúcho. O Grêmio, mais uma vez, achou seu gol. Não merecia a vitória.

Ainda acho que a equipe paulista poderia ser mais ambiciosa no campeonato. Há muitos times fracos e limitados na disputa pela vaga da Libertadores. Se o Santos optasse por atacar mais os adversários e marcar mais na frente, acredito que estaria em melhor posição da tabela.
Infelizmente, seu técnico ainda não criou coragem para se arriscar. 
Enquanto isso, o tempo passa e as coisas mudam pouco pelos lados da baixada. Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário