sábado, 10 de novembro de 2012

A Copa que o brasileiro pensou que teria

Quando saiu o resultado que o Brasil sediaria a próxima Copa do Mundo de Futebol, a de 2014, muita gente comemorou.
Políticos foram a público falar que o Brasil faria a copa dos sonhos, que faria frente aos eventos realizados nos países de 1º mundo, que o povo brasileiro não pagaria 1 centavo sequer com o evento e muitas outras coisas mais.

E o que estamos vendo até agora?

Empréstimos do BNDES a rodo para empresas privadas, prazos longe de serem cumpridos, péssima organização, péssima fiscalização do dinheiro empregado, obras prometidas para estarem prontas na abertura da Copa do Mundo (algumas, até a abertura da Copa das Confederações) que nem saíram do papel.

A pergunta que fica é: É essa Copa que queremos ver no Brasil?

Cadê a melhora da infraestrutura, cadê as ações sociais, cadê a melhoria dos aeroportos e do transporte público em geral?
Já saíram notícias falando que pelo menos 5 aeroportos não estarão prontos durante a realização do evento. Então, quer dizer que estamos GASTANDO (porque não houve nenhum investimento até agora) bilhões de reais para termos apenas estádios de futebol de 1º mundo? É isso mesmo?

Pelo que eu me lembre, os bilhões prometidos eram para serem investidos em toda a infraestrutura das cidades-sede da copa do mundo. Itaquera, por exemplo, tinha previsão de ter construção até de Universidade e Shopping Center. Cadê tudo isso? Cadê o dinheiro disso?

Em Cuiabá, foi licitado o tal VLT. A proposta vencedora foi a 2ª MAIS CARA! Até aí, tudo bem, já que com relação à tecnologia, nem sempre o mais barato é o melhor, mas cadê a construção desse tal VLT? Vai estar pronto quando?

Pelo jeito que as coisas estão andando, na verdade, tudo que foi prometido será entregue muito tempo depois da realização do evento, ou seja, não há nenhuma preocupação com os turistas, com o que eles vêm fazer aqui, com o quanto eles poderão gastar, com seu conforto e com a impressão de que o Brasil melhorou e pode sim evoluir para ser considerado de 1º mundo.
A preocupação dos organizadores da Copa é só com a construção dos estádios e quanto eles podem lucrar com isso.

Essa, com certeza, NÃO é a copa que eu queria ver por aqui. Na verdade, eu NUNCA quis a realização da copa do mundo no país, pois acho que o Brasil não é um país preparado para grandes eventos já que, com exceção de São Paulo, não há nenhuma cidade com estrutura e capacidade técnica suficientes para abrigar tanta gente de toda parte do mundo.

Enquanto isso, nosso dinheiro (o dinheiro público) vai sendo MAL investido em elefantes brancos e o povo que acreditou que teria melhores condições de vida vai pagar caro por toda essa gastança descabida já que vai faltar para escolas, para hospitais, para construção e melhoria de rodovias e para melhoria dos transportes públicos. 
Anotem isso e me cobrem depois.

Um comentário:

  1. Concordo com vc, Hélio. Vendem imagens "sureais" ao mundo.Com a isenção de ISQN o que o Brasil vai lucrar. Eles passarão e nós ficaremos passarinhos sem água, luz, segurança... quem esta lucrando? ex e atuais "dirigentes" ? em nome de uma nação!Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir