segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fluminense é Campeão do Brasileiro 2012! E é hora de repensarmos sobre o futebol brasileiro

Nada contra o Fluminense que, ontem, se sagrou, pela 4ª vez, Campeão Brasileiro de Futebol.
O título foi merecido, apesar da quantidade de erros a seu favor. Mas, dizer que o título foi por conta da arbitragem é uma exagero já que a equipe, até a rodada de ontem, tem o melhor ataque, a melhor defesa, o artilheiro da competição e o maior número de vitórias.

Agora, é hora de repensarmos nossos campeonatos e a qualidade do nosso futebol quando temos jogadores como Juninho Pernambucano, Deco, Ronaldinho Gaúcho e Fred como estrelas e como jogadores de destaque na competição. São jogadores que saíram dos grandes centros futebolísticos por já não estarem atuando em bom nível, portanto, se estão fazendo sucesso aqui é porque o nível do futebol brasileiro está bem baixo.

É hora de repensarmos sobre o nosso futebol quando temos uma ENORME quantidade de erros de arbitragem interferindo decisivamente na classificação do campeonato, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela. Lembrando rapidamente e bem por cima, pelo menos 65 partidas deste campeonato brasileiro tiveram ERROS GROSSEIROS de arbitragem alterando decisivamente o resultado das partidas. Não falo daqueles erros de 10 cm em que a ponta do pé de um jogador estava à frente do último homem da defesa. Esse tipo de situação não é e não pode ser considerado erro, falo daqueles erros grosseiros, fáceis de serem identificados, tais como o gol do André do Santos contra o Corinthians, dos 3 pênaltis muito mal marcados a favor do Flamengo (2 cavados pelo Íbson e 1 na partida de ontem, contra o Náutico) e por aí vai. Lances que ninguém teria nenhuma dificuldade em marcar corretamente.

Se formos analisar friamente, o campeonato tem 380 jogos, no total, e se pelo menos 65 apresentam problemas sérios de arbitragem, isso resulta em um percentual de quase 20% do campeonato! É um número extremamente alto!
Ah, mas no mundo todo há problemas de arbitragem, claro que há, o juiz e seus auxiliares são humanos e suscetíveis de erros, mas o que não dá para admitir é a ENORME quantidade que ocorre por aqui. Lá fora, na Europa, não há tantos erros assim em tantos jogos, por exemplo.

Temos que repensar sobre nosso futebol quando as grandes estrelas do nosso futebol (que já são poucas) não jogam nem a metade das partidas da competição por estarem servindo a seleção brasileira!

Temos que repensar, também, sobre a enorme queda de público dos estádios que acontece ano após ano.

Temos que repensar que fomos o ÚNICO campeonato do mundo que não parou durante as Olimpíadas. Isso só ocorreu porque a Rede Globo não teve os direitos de transmissão do evento e forçou os clubes a jogarem para rivalizar em audiência com a Record, ou seja, a rede globo quer que os times se lixem. O que ela quer mesmo é a sua audiência. O desenvolvimento do esporte que se dane!
É esse tipo de gente que queremos comandando e interferindo no esporte mais popular do país?

Temos que repensar sobre nosso futebol quando temos apenas 4 ou 5 partidas disputadas em alto nível e gostosas de se ver e outras 375 chatas, morosas, sem emoção nenhuma, de baixíssimo nível técnico e decidida em erros de arbitragem. Como podemos afirmar que somos o campeonato mais equilibrado e mais disputado do mundo com um nível que se aproxima da várzea?
O Brasileirão 2012 teve partidas que mais pareciam o Desafio ao Galo!

Há muita coisa a corrigir e a modificar. Do jeito que está não dá para ficar. 

O futebol brasileiro definha e alguns poucos se enriquecem com o esporte. Está na hora de mudar radicalmente se ainda quisermos ser o país do futebol. Eu mesmo, que sou um fã incondicional do esporte, tenho assistido cada vez mais os jogos dos campeonatos europeus e cada vez menos os daqui. É isso que queremos? Vamos repensar?

De toda forma, o Fluminense é o campeão nacional e quero dar meus parabéns ao clube por mais essa conquista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário