quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Shaktar Donetsk é um exemplo do futebol coletivo moderno

Para confirmar a minha tese de que o futebol atual mudou e o que vale mais é o coletivo que o individual, por que não analisamos o Shaktar Donetsk da Ucrânia?
Qual é a estrela do time? No elenco aparecem jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar?

Quem tem assistido a seus jogos está vendo um futebol coletivo de altíssimo nível.
Todos os jogadores sabem jogar, sabem passar, passam e saem para receber na frente, todos voltam para ajudar na marcação e todos participam das jogadas ofensivas.

Notem, mais uma vez, que o futebol é coletivo, é jogado por todos e não apenas pela estrela do time.

Alguém pode querer afirmar que o time ucraniano está bem porque tem vários brasileiros, ok, até poderia concordar, mas quais os brasileiros do elenco?
William, Fernandinho, Luis Adriano, Ilsinho? Qual deles era estrela incontestável e titular absoluto da seleção brasileira quando se transferiu para lá?
E no elenco deles, quantos russos e ucranianos jogam no time titular? Tem algum que é uma estreça mundial?

Temos que entender que o futebol evoluiu. O preparo físico é tão importante quanto a parte técnica dos jogadores. Não dá para ter no elenco jogadores que não correm, que não marcam e que não participam das partidas.

A correria e a velocidade dos times é fundamental no futebol moderno. 

Querem um exemplo? Quem está sendo chamado de craque do Brasileirão?
Não é Juninho Pernambucano, Deco e cia? Não são eles que quando estão em campo fazem a diferença para seus times?
Olhem só que retrocesso! Juninho Pernambucano está com 37 anos e saiu da França porque não aguentava mais jogar em alto nível. O mesmo acontece com Deco que vive mais machucado que em campo.
Como podemos ser o país do futebol e o campeonato mais competitivo e disputado do mundo (como diz a rede Globo e seus comentaristas de "alto nível") se veteranos em fim de carreira é que comandam as principais ações dos times que jogam?
Não é possível que ninguém veja que os jogos aqui são chatos, lentos e morosos. Parecem mais partidas de veteranos!

Ontem, contra o Chelsea, em Londres, o Shaktar perdeu, é verdade, mas jogou melhor o jogo inteiro. Jogou como se estivesse em casa, como time grande, tocando a bola na frente, no ataque e não encolhido na defesa.

Perdeu o jogo por falhas individuais. No 1º gol, por falha do goleiro, no 3º por um lance fortuito de bola parada. Acontece, nem sempre o melhor vence, mas fica aqui a deixa que o Shaktar é o maior exemplo de que o futebol coletivo é o que deve ser jogado.

Não dá para ficarmos endeusando este ou aquele jogador. Não dá para ficarmos enaltecendo dribles sem sentido ou jogadas de toquinho de calcanhar inúteis.

O futebol evoluiu e estamos parados no tempo. Não é a geração atual que é ruim, são os nossos treinadores que não estudaram e não se aprimoraram nos conceitos do esporte.
Venho dizendo isso há tempos. Depois, não reclamem quando mais times derem vexames mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário