sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Conforme previsto, Grêmio é eliminado da Copa Sulamericana

Eu até gostei do jeito que o Grêmio jogou o 1º tempo da partida contra o Millonarios, na Colômbia, mas depois, na 2ª etapa, a equipe foi péssima.

A diferença de postura e de posicionamento nos 2 tempos foi visível e muito evidente. Por que mudar tão radicalmente se estava tão perto de uma classificação inédita para a semifinal da competição?

Com a vitória parcial obtida logo no início do jogo, o time brasileiro voltou diferente, recuado, lento, sem toque de bola, enfim, parecia mais uma equipe morta que o time que jogou bem, certo e no ataque no 1º tempo.

Não dá só para culpar a altitude. Claro que ela influencia demais no desgaste físico dos jogadores, mas dava para ser mais efetivo mesmo estando cansado.

Queria saber também, quem foi que autorizou o Kléber a ir para o jogo. São decisões precipitadas e irresponsáveis como esta que matam qualquer planejamento do clube. O departamento médico tinha que ter visto que sua presença em campo, ontem, seria perigosa e muito arriscada.
O Grêmio pagou o preço dessa liberação irresponsável do DM já que teve que fazer nova substituição cerca de 5 minutos após a sua entrada em campo. Isso fez grande diferença já que o treinador, Luxemburgo, teve que gastar mais uma substituição devido ao problema. Depois, como substituir alguém cansado ou para mudar o esquema do time?

Não concordo com as críticas ao pênalti assinalado, no final do jogo, favorável à equipe colombiana. Claro que o lance é muito interpretativo e concordo que o jogador colombiano força o contato, força o choque e cai, mas se prestarmos bastante atenção, veremos que o Werley vai errado para a bola! 
Ele perde o tempo da jogada, tenta antecipar o bote no jogador colombiano e, quando ele vê que o colombiano conseguiu colocar a bola na frente e estaria prestes a chutar ao gol, o zagueiro brasileiro vai com tudo com a INTENÇÃO de matar a jogada. Um lance tosco, tolo e burro.

Para que tentar antecipar a jogada? O lance foi idêntico ao do Edu Dracena, na Libertadores do ano passado, no jogo Santos x Cerro Porteño, lembram?

Se a partida está no final e seu time está tomando uma pressão absurda você tem que procurar evitar que o jogador adversário chute a gol ou que cruze a bola na área. Não dá para tentar tomar a bola correndo o risco de fazer falta. Isso é burrice e inexperiência demais. 

De toda forma, repito aqui o que já disse na partida de ida, o Grêmio não mereceu sair vencedor do confronto. O time gaúcho não fez um bom jogo no Brasil e só jogou bem o 1º tempo do jogo de volta. No geral, o Millonarios mereceu sair vitorioso já que foi mais time, mostrou-se mais bem estruturado e com ótimo toque de bola.

Infelizmente, um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro continua com sua sina de não conseguir vencer torneios internacionais.

Tudo tem sua hora, se até Celso Roth, Muricy Ramalho e Tite conseguiram, por que o Luxemburgo não vai conseguir?

O problema é que isso só poderá ocorrer ano que vem. Talvez, com essa derrota frustrante, ele aprenda que não dá para recuar demais o time tão cedo. Princípio básico do futebol: Marca-se na frente, não deixe o adversário entrar na sua defesa.

Já falei, está na hora dos nossos treinadores evoluírem. A grande maioria está vivendo das glórias do passado e o esporte evoluiu, está mais tático e mais coletivo.
Será que a turma não se cansa de sofrer derrotas deste tipo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário