sábado, 3 de novembro de 2012

Manchester United vence Arsenal e assume a ponta do Campeonato Inglês

O Manchester United venceu mais um clássico no campeonato inglês e assumiu a ponta da tabela de classificação.

A partida, disputada no Old Trafford, contra o Arsenal, foi até que relativamente fácil já que os United tiveram o domínio do jogo durante todo o tempo.

O Manchester tomou conta do jogo, teve mais volume ofensivo, criou várias oportunidades de gol e só não goleou porque o goleiro do Arsenal, Mannone, teve uma atuação bem destacada fazendo diversas defesas difíceis e importantes.

Na realidade, os red devils estão mais fortes nesta temporada. A equipe tem apresentado maior volume de jogo, tem mais recursos com jogadores habilidosos no elenco e Van Piersie caiu bem no ataque junto ao Wayne Rooney.

Se formos analisar individualmente, Valência tem sido importantíssimo nas investidas pelo lado direito do ataque com sua habilidade e ofensividade, o brasileiro Anderson voltou a ter destaque no meio de campo controlando bem a bola e ditando o ritmo do time desde a sua linha defensiva, Rafael melhorou suas atuações estando melhor na questão defensiva e o elenco tem mais jogadores decisivos que podem suprir eventuais ausências por suspensões e contusões, tais como Kagawa, Nani, Scholes, Giggs e Welbeck.

Há umas 2 temporadas, Alex Ferguson mudou o posicionamento do Anderson fazendo-o atuar mais recuado, vindo de trás. Diferentemente do posicionamento que o brasileiro tinha quando atuava no Brasil onde atuava como um meia mais ofensivo, como um meia-atacante que partia para o gol.
Acho que este posicionamento dele melhor para todos já que o Anderson tem recursos técnicos como o drible, tem velocidade, muita qualidade no passe e boa visão de jogo. Vindo de trás, o time ganha muito em saída de bola e não tem a necessidade de rifar a bola a todo momento.

Já o Arsenal vem mal. Achei o time fraco tecnicamente e sem um elenco de nível para disputar títulos.
Saíram muitas peças do grupo, é verdade, mas a reposição foi muito mal feita. 
Vários jogadores comuns estão no elenco atual e o seu treinador não tem opções para mudar a forma de jogar do time nem o resultado adverso em uma partida já que todos atuam basicamente da mesma forma e têm recursos técnicos bem limitados.

Claro que a culpa (ou pelo menos a maior parte dela) é do Arsene Wenger já que é ele quem monta o elenco do time há anos. 

Ninguém pode escalar André Santos como titular da lateral esquerda de um time grande, em um clássico, e ficar impune por muito tempo. Ele pagou o preço por escalar um jogador medíocre em um jogo tão importante.
André Santos, na verdade, sofria críticas do seu próprio treinador, Mano Menezes, quando ainda atuavam na 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, pelo Corinthians, justamente por não saber marcar. Se ele é fraco na defesa, por que escalá-lo contra os United? 
Não seria melhor improvisar um zagueiro ou até um volante no setor?
E não dá nem para dizer que o jogador foi pelo menos discreto na partida de hoje. Na verdade, ele foi mal demais. Fraco no apoio, lento na defesa, sem nenhum senso de cobertura e de marcação. Enfim, o Arsenal jogou com 1 a menos o tempo todo.
Não consigo acreditar como um treinador acostumado a treinar grandes jogadores ao longo de sua história, aceita contratar um jogador tão pífio. Vai ter empresário bom assim lá longe!

Resumindo, vejo o Manchester United como favorito para a disputa do título inglês deste ano junto com Chelsea e Manchester City e, Arsenal, Liverpool e Tottenham brigando por vagas na Champions, mas em posições inferiores na tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário