domingo, 18 de novembro de 2012

Brasil é Campeão Mundial de Futsal!!!

Que final, que jogaço!

É por partidas como essa que digo que o futsal é uma modalidade esportiva sensacional já que tem alternâncias táticas a todo momento.

Na disputa entre as 2 melhores seleções do mundo na modalidade, deu Brasil, por pouco, mas deu.

O 1º tempo foi todo da Espanha. A equipe brasileira não conseguiu dar um chute sequer no gol espanhol. 
A bola só ficava na lado da seleção europeia e os brasileiros ficaram envolvidos e perdidos na fortíssima marcação adversária. Quando tinha a bola nos pés, mal conseguia passar para a quadra adversária. A Espanha deu uma aula de marcação e de variação tática por toda a 1ª etapa.

No 2º tempo, tudo mudou. A entrada de Falcão deu novo ânimo à equipe que passou a marcar pressão na quadra toda.
O Brasil, quando tinha a posse de bola, abria o jogo pelas alas o que também confundiu a marcação espanhola e conseguiu abrir vantagem com Neto.

Neto, aliás, foi o nome do time na partida e no campeonato. Que belíssimo jogador! Habilidoso, versátil e com chute muito potente e bem colocado. Na minha opinião, é o substituto natural do Falcão para os próximos anos, tanto que, com justiça, foi eleito o melhor jogador do torneio.

Quando digo que o futsal é emocionante é porque tudo muda muito rapidamente, tal qual ocorre no basquete. A Espanha conseguiu virar a partida em 3 ou 4 minutos, aproximadamente, e jogou toda a pressão para o time brasileiro que só conseguiu empatar nos minutos finais do jogo.

Na prorrogação, os 2 times atuaram de forma mais cadenciada já que era fisicamente impossível de se manter o mesmo ritmo na marcação e no ataque. 
Achei que o Brasil bobeou um pouco nesta etapa do jogo, pois, para mim, poderia ter feito algumas substituições por jogadores mais descansados imprimindo assim maior velocidade nos ataques já que a Espanha estava estourada no limite de faltas e qualquer infração espanhola resultaria em tiro livre direto sem barreira para o Brasil.

De toda forma, Neto estava com o pé bem afiado e marcou o gol da virada, 3 x 2, a 20 segundos do final do 2º tempo da prorrogação.

Um título memorável, uma conquista digna e merecida para um esporte tão pouco valorizado aqui no país. 
Infelizmente, não há devida divulgação por parte das TV´s abertas e os campeonatos não recebem o devido valor, uma pena!

É um pecado que o futsal não seja um esporte olímpico. Acho que a Federação Olímpica Internacional deveria rever seus conceitos já que até o chato vôlei de praia é esporte olímpico, por que não o futsal?

Parabéns à equipe brasileira por mais esta conquista! E que venham muito mais pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário