sábado, 11 de fevereiro de 2012

O problema do Santos está no meio de campo!!!

Tenho acompanhado mais de perto os jogos Santos neste início de temporada e continuo vendo os mesmos problemas do ano passado.

O curioso é que TODO MUNDO vive criticando a defesa santista falando que Durval é ruim e Edu Dracena é lento e faz muitas faltas desnecessárias. Concordo com essas críticas, mas o problema do time não está aí especificamente.

Podem colocar Baresi e Maldini (em forma e no auge da carreira) que eles terão as mesmas dificuldades que os atuais titulares da zaga estão tendo (claro que com muito menos erros infantis). E por que eu afirmo isso?

Por que o problema do time está no meio de campo e NÃO especificamente na zaga!

Se vocês repararem atentamente os jogos, vão notar que Henrique é muito parado em campo. Ele não se movimenta muito, não tem agilidade e erra muitos passes na saída de bola.

Já o Arouca tem corrido sem se esforçar. Digo, ele corre, ocupa os espaços, mas ENGANA! Ele não tem dado combate, não tem chegado forte em nenhuma dividida. E por que? Pode  ser que esteja se poupando para evitar alguma contusão OU pior, talvez ele tenha algum problema crônico muscular e quer evitar o pior logo no início da temporada. 

Se os 2 volantes já atuam assim, que dizer de Ganso e Elano?

Ganso até CERCA o adversário, mas somente até a intermediária santista! Mas também não dá combate, não divide, não chega junto, não tenta roubar a bola!

E o Elano? Aí complica tudo. Eu acho que o Muricy tem o escalado erradamente. Se voltarmos no tempo, veremos que ele se destacou nos times que jogou atuando mais próximo dos atacantes. Ele PODE até ocupar uma função de 3º volante, mas ele tem muito mais facilidade e habilidade quando atua mais próximo da área adversária já que costuma fazer gols, sabe chutar e tem ótimo passe. Então, por que não colocá-lo para jogar mais avançado?

Agora eu pergunto: Que time não encontra facilidade para chegar na área santista? Se ninguém dá combate no meio, como os zagueiros vão fazer para pegar todos os jogadores adversários ao mesmo tempo?

E lembrem-se que o time ainda estava atuando com Pará (que não marca nada nem ninguém) e Léo (que já não aguenta mais jogar em alto nivel por 90 minutos).

O Muricy, como treinador do time, tem que achar uma solução. Do jeito que está não pode ficar. Golear Botafogo/SP é fácil, quero ver golear e jogar em alto nível algum time de ponta demonstrando tanta fragilidade na marcação.

Não acredito que Alex Silva vá ajudar em algo. Na verdade, nunca gostei do jogador. Só acho-o um zagueiro normal. Nada de especial.

Acho que está na hora de planejar as contratações e os treinamentos nos setores mais carentes e mais deficientes porque ficar dependendo do Neymar todo jogo é complicado já que uma hora o adversário acerta o jeito de marcá-lo e aí, quem vai decidir pelo time?

Nenhum comentário:

Postar um comentário