sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Por que acredito no rebaixamento do Flamengo

Eu venho dizendo aqui, desde o início do Campeonato Brasileiro, que acho o Flamengo com cara de rebaixado para a 2ª divisão.

Isso não quer dizer que seja anti-flamengo ou qualquer coisa parecida, apenas acho que uma hora, por conta de tanta desorganização e ingerência, o clube vai sofrer as consequências.

Analisando com calma os últimos jogos do time, vê-se claramente que a equipe não possui um sistema tático confiável e nem disposição e mobilidade dos principais jogadores em fazer aquele algo a mais pelo clube. 

O Flamengo, em campo, é um time sem alma, sem vontade de vencer. Joga o jogo e, se der para vencer, joia, se não der, perdeu, fazer o que? É essa a impressão que os jogadores passam aos torcedores a cada jogo.

A solução adotada pelo clube agora é apostar nos jovens valores. Já pus aqui no blog (em um post anterior) que acho isso um erro neste momento e em meio a tanta pressão por resultados positivos e por um futebol mais bonito e vistoso.

Não faz muito tempo que escrevi aqui que o título Brasileiro de 2009 fez mal ao clube. Fez mesmo.

Entendam, naquele ano o time estava convivendo com inúmeros problemas, trocava de treinador toda hora, o dia a dia era uma bagunça e, ainda por cima, tinha o Adriano aprontando na balada, bebendo, saindo com mulheres e faltando aos treinamentos. O elenco estava rachado e contra tudo e todos.

Daí surgiu uma solução caseira, apostar no Andrade e ele deu certo. Conseguiu domar o Adriano e organizou bem o time em campo para alcançar as necessárias vitórias.

Poxa, se ele arrumou o time por que o título fez mal ao clube?
Porque mascarou os graves problemas internos que já rondavam o clube há um certo tempo. Se olharmos as campanhas anteriores a 2009 veremos que o Flamengo estava sempre rondando a zona do rebaixamento. Há muito tempo que o clube não conseguia se organizar decentemente.
Com o título brasileiro esqueceu-se dos problemas e todos passaram a achar que sabiam o que estavam fazendo e que tudo que fizeram e iriam fazer seria benéfico ao clube.

Cito agora uma semelhança com um time "grande" que caiu logo em seguida a ter conquistado um título no momento errado.

O Corinthians de 2005 foi assim. O clube vivia em um ambiente turbulento, envolvido em denúncias, corrupções, com a oposição interferindo na gestão administrativa/financeira etc. Enfim, um caos total mesmo com muito dinheiro vindo da MSI e com estrelas como Tevez no elenco.

E não é que houve aquele escândalo da arbitragem, remarcaram 11 jogos para beneficiar o Corinthians e o clube recuperou vários pontos que havia perdido nessas partidas. Daí para o título foi um pulo contando com a roubalheira do juiz Márcio Rezende de Freitas no jogo decisivo contra o Inter/RS no Pacaembú.

Um título ganho em um momento inoportuno. Um título que mascarou e encobriu muitos erros de gestão e muitos problemas que vinham acontecendo há tempos (tirando o esquema de arbitragem, não é igual à situação vivida pelo Flamengo?).

O resultado disso, foi o rebaixamento para a 2ª divisão logo em 2007, ou seja, 2 anos após o título brasileiro.

Vejam que uma hora o clube paga a conta. Não tem jeito.

O Flamengo está pedindo para cair faz tempo. O título de 2009 foi obra dos deuses, aquelas coisas inexplicáveis que acontecem de vez em quando e ninguém sabe o porquê.

Repito o que venho dizendo, se continuar do jeito que está vai cair. Ou será que alguém acredita em uma reviravolta sendo que o clube ainda tem que enfrentar os 3 primeiros colocados e que vivem um melhor momento que o rubronegro? Alguém acha que o Flamengo fará mais que 1 ponto nesses 3 jogos? Notem que serão mais 8 pontos perdidos e que os rivais podem ganhar se vencerem seus jogos.

Isso tudo sem contar que quem está abaixo do Flamengo na tabela está jogando melhor (Sport e Figueirense tem conquistado pontos importantes) e quem está próximo também já que Coritiba e Bahia cresceram muito de produção. 
Então, quem o Flamengo vai buscar? Sobrou só Náutico e Portuguesa.......

Eu repito o que venho dizendo, o Flamengo, para mim, é favoritíssimo a cair para a 2ª divisão neste ano e, na boa, acho que seria uma coisa benéfica ao clube. Sério. Assim, todos poderiam parar com a baderna e reorganizar o clube de baixo desde os cargos menos importantes até o elenco do futebol profissional.
Quem sabe não aparece alguém com uma visão mais moderna e gerencial para comandar o clube e menos política e interesseira que a Patrícia Amorim?

Um comentário:

  1. Sr Hélio, em 2009 teve ajuda de árbitros sim,e,teve doping:lembra o "atreta" que foi substituído e fugiu do Maracanã ????

    ResponderExcluir