quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O nível do Campeonato Brasileiro

Assisti a alguns jogos da rodada e pude ver a bela partida do Seedorf, ontem, na vitória do Botafogo contra o Cruzeiro em MG.

Eu fico aqui imaginando se Seedorf, no auge dos seus 37/38 anos, faz o que quer em campo, qual é o nível do futebol brasileiro atual?

Tudo bem que ele foi um belíssimo jogador e que atuou nos maiores clubes europeus e disputou todos os campeonatos importantes por toda a sua carreira.
Mas, convenhamos, é muito fácil jogar aqui no Brasil, não acham?

O nosso futebol está se acabando.
Nossos times são ruins, não sabem marcar, não têm inovação tática nem jogadores de talento indiscutível (Neymar é exceção), pensam pequeno e pensam mais em aparecer para a mídia e para o povão do que em ganhar títulos de tudo quanto é lado.

A crítica que faço à atuação do Seedorf não é desmerecendo-o, muito pelo contrário, já falei e repito, ele foi um grande jogador. O que não aceito é vê-lo jogar livre o campo todo, ter tempo de dominar a bola, olhar, pensar e fazer a jogada sem ter ninguém por perto, ou seja, deixaram-no livre o jogo todo. Poxa, ninguém por aqui sabe do princípio básico de marcação no futebol?

Parecia até que o jogo foi armado para ele fazer o que fez ontem e dar notícia nos jornais esportivos. 
Até a torcida do Botafogo, em MG, foi mostrada por várias vezes e enaltecida! 
Será que não fizeram isso devido ao baixo público do Botafogo nos jogos no Engenhão e assim tentam aumentar sua presença no estádio?

De toda forma, continuo criticando o campeonato brasileiro. Temos pelo menos 6 times péssimos e vários medianos. Não tem nenhum que se destaque ou que seja diferenciado.

É praticamente impossível conseguir assistir a mais de 3 jogos na semana. É muita tortura.
Para entenderem a crítica que faço, tentem mudar de jogo quando estiverem assistindo ao Brasileirão para algum campeonato europeu (Inglês ou Espanhol, de preferência). A diferença é enorme.
O futebol é mais disputado, mais corrido, mais jogado! Por aqui, os times andam em campo. Lá, correm. Aqui a arbitragem marca falta em tudo quanto é encostão, lá o juiz deixa o jogo correr.
Com isso, o jogo, aqui, fica chato e monótono, lá fica emocionante e gostoso de se ver.

Eu não sei aonde os dirigentes de clubes querem chegar com esta postura, mas que o futebol brasileiro está se apequenando e isso ocorre faz tempo.
O pior é que ainda caímos na conversinha fiada de que temos o campeonato mais disputado e emocionante do mundo. Continuem acreditando nisso, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário