domingo, 25 de agosto de 2013

Santos joga bem e vence o Vitória

Enfim, o Santos mostrou um futebol digno da sua tradição já que venceu bem o Vitória, na Vila Belmiro.
Achei a equipe paulista bem postada e distribuída em campo. A marcação funcionou em todos os setores e o entrosamento já está bem melhor.

O curioso é que o time voltou a jogar bem perante sua torcida justamente quando utilizou mais jogadores jovens da base. Ontem, por exemplo, atuaram Gustavo Henrique, Alison, Alan Santos, Leandrinho e Gabriel (Gabigol).
Com eles em campo a equipe fica mais ágil, se movimenta melhor e deixa de ser tão previsível. 
Pudemos ver várias jogadas trabalhadas, várias tabelas curtas, enfiadas de bola, deslocamento e movimentação dos atacantes e meias com trocas constantes de posicionamento. Enfim, ontem o Santos atuou de maneira sólida e consistente.

Analisando individualmente alguns jogadores é inevitável não elogiar o zagueiro Gustavo Henrique já que teve outra atuação perfeita.
Trata-se de um jogador de excelente posicionamento, com habilidade para sair jogando, ótima mobilidade, bom jogo aéreo e que chega certo no tempo da bola. Detalhe, não é um zagueiro que faz muitas faltas, especialmente perto da área. 
Como curiosidade para seu scout,ontem foi o 4º jogo que ele atua como titular e o Santos não sofre gols......

Outro que merece elogios é o Gabriel. Gostei da sua movimentação e da sua partida de uma maneira geral. Fez o 1º gol, criou várias jogadas e deu muito trabalho à defesa adversária. 
Não ficou preso em apenas um setor do campo e mostrou habilidade e categoria em vários passes e jogadas perto da área adversária. Não vejo como tirá-lo do time neste momento. Ele é melhor que Neilton, Giva, William José ou qualquer outro atacante do elenco.

De uma maneira geral, o time todo do Santos foi bem. Não há o que contestar na vitória de ontem. 
E o que mais me chamou a atenção foi que o time conseguiu ter solidez defensiva jogando um futebol objetivo. Diferentemente de alguns jogos passados. 

Parece que o Santos se ajustou e está crescendo. Vale lembrar que a equipe tem 2 jogos a menos que os adversários (contra Náutico, em casa e contra Inter/RS, fora). 
Na minha opinião, se fizer 4 pontos nestes confrontos, passa a ser candidato a brigar por Libertadores. Anotem e me cobrem. E com um detalhe muito importante, no 2º turno, enfrenta os líderes, Cruzeiro e Botafogo, em casa, ou seja, tem tudo para diminuir a diferença.

Será que ainda tem gente que acha que estou errado em cobrar maior uso dos meninos da base do Santos?
Vejam que não peço para colocar os 11 da base como titulares, cobro que se use mais os jovens valores. Tem muita gente boa e capaz no grupo. Bem utilizados e bem orientados darão resultado.
Se os somarmos com a experiência de alguns bons jogadores mais rodados do grupo, não tem como não dar certo.
O que não pode acontecer é racha no grupo e briga de vaidades. O Santos tem que estar acima disso.

Em suma, Santos venceu, se distanciou da zona do rebaixamento e mostrou bom futebol. Agora, é manter a tendência de crescimento na competição. A hora é agora, não dá mais para esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário