sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A diferença não é só técnica, é de mentalidade também!

O futebol brasileiro precisa se atualizar rapidamente. Do jeito que está não pode ficar.
O que estava ruim na seleção agora virou problema dos clubes.

Tudo começou com a mal sucedida excursão do São Paulo na disputa da Copa Audi. Perdeu só por 2 x 0 para o Bayern, mas não fez absolutamente nada em campo e ainda viu Rogério Ceni pegar tudo que podia e não podia. Era para ser uma goleada histórica.

Hoje, foi a vez do Santos nos mostrar o quanto estamos em decadência.
Não adianta apontar esse ou aquele jogador como culpado. Tudo bem que começar um jogo com uma linha defensiva composta por Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo ante um time que joga futebol envolvente com toques rápidos e curtos, com alta mobilidade dos meias e atacantes e que fazem trocas de posição constantemente é suicídio! Erro grosseiro e básico do treinador.
Mas, não adianta analisarmos o "SE". Se ele tivesse colocado os garotos seria diferente? Se mudasse a formação mudaria algo?

Não, não é por aí. Temos que analisar a mentalidade do futebol brasileiro.
O Barcelona e o Bayern Munique mostraram para nós que é perfeitamente possível ser forte na defesa atacando o tempo todo.

Infelizmente, criou-se uma cultura no Brasil de que OU o time é ofensivo demais OU é muito defensivo. Nossos treinadores são tão fracos que não conseguem mudar e evoluir.

As formas de treinamento evoluíram, a composição do elenco também. Não basta ter jogadores consagrados ou famosos, é preciso ter uma forma de jogar consistente e competitiva.

O Corinthians é o time que tem o melhor padrão de jogo do nosso futebol mesmo tendo um elenco velho e com vários jogadores com problemas físicos. Por que os demais não conseguem implantar a mesma filosofia, por exemplo? É o único time que tem intensidade de jogo e marcação pressão. Por um tempo apenas, mas tem.

O Barcelona marcou pressão o jogo todo! Foram 90 minutos no campo de ataque santista. Assim que perdiam a bola, apertavam os jogadores santistas tentando recuperar a bola, detalhe, NO ATAQUE!
Eles não esperavam no seu campo. O futebol moderno é assim. Marca-se desde a linha ofensiva. Não existe esse conceito de que atacante não precisa marcar. Não existe isso de que o craque, o 10, o gênio, tem que ficar livre para criar. Hoje, exige-se que ele marque, dê combate, ajude na defesa e ataque com eficiência.
Jogador bom é jogador completo, versátil e dinâmico.
E para isso acontecer, é preciso evoluir na parte física. Nossos times parecem MASTERS, veteranos mesmo.

O massacre do Barcelona sobre o Santos, hoje, deve servir para ligar o sinal vermelho no NOSSO futebol. Não só para o Santos, mas para o Brasil!
Não dá para acharmos que Fred ainda é o melhor centroavante do país, por exemplo. Assim como Ronaldinho Gaúcho já não é aquele gênio do Barcelona e PSG.

Não dá para acreditar que o campeonato brasileiro é o mais disputado e equilibrado do mundo e que por isso deveria ser mais valorizado lá fora. Temos que cair na real.

Estamos anos-luz de distância do futebol do 1º mundo tanto técnica quanto taticamente.
Insisto em dizer que precisamos trazer treinadores estrangeiros para acabar com essa mesmice que nos assola.

Ricardo Gareca é uma boa opção para o Santos e ele já demonstrou interesse. Continuo falando que os treinadores argentinos têm mais fundamentos que os nossos. 
Se não buscarmos variações vamos cair cada vez mais. Chegou a hora da mudança radical. A chacoalhada geral!

Está faltando atitude e visão aos nossos dirigentes. Só não vê quem não quer. Eles gastam demais para terem pouco retorno. 
A coisa está feia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário