segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semifinais definidas no Paulistão 2013

Dos 4 semifinalistas, Santos e São Paulo foram os que mais encontraram dificuldades para se classificar.

Discordo do Muricy Ramalho e de boa parte da imprensa quando falam que o Santos fez sua melhor partida no ano.
A melhor partida, para mim, foi a vitória, na Vila Belmiro, sobre o São Paulo na fase de classificação.
O Santos tem um grave problema de preparo físico. O time morreu no 2º tempo após ter feito um bom 1º. E isso não aconteceu só ontem, vem acontecendo ao longo de toda a temporada. Assistam, por exemplo, ao jogo contra o flamengo/PI pela Copa do Brasil para confirmar o que falo.

Faltou ter em campo mais jogadores com mobilidade e movimentação. A equipe voltou, para a 2ª etapa, postada para jogar nos contra-ataques, portanto, não dá para ter André de atacante nem Durval, Léo e Marcos Assunção juntos em campo. É pedir para ter um time estático, previsível e sem pegada na marcação. Deu no que deu.
O Palmeiras empatou e quase virou um jogo ganho.

Acho exageradas as críticas sobre o Neymar. Claro que ele não esteve tão bem na partida, mas atuou machucado e chamou a responsabilidade quando foi preciso.
A crítica que faço a ele é que, para mim, ele precisa se concentrar mais nos jogos. Procurar não errar e jogar mais simples, mais fácil nos momentos decisivos. Ele perdeu 3 gols que não se pode perder em partidas decisivas, ainda mais quando não se tem a partida de volta para recuperar alguma adversidade.

No mais, é muita sacanagem o que a Globo e seus comentaristas fazem com ele. É apelido de cai-cai, de imaturo, de brincalhão a todo momento. Isto denigre sua imagem e põe os torcedores contra o jogador. As vaias que ele tem recebido se devem em muito a estas críticas sem sentido destes jornalistas irresponsáveis e que não entendem nada do jogo.

Já o São Paulo sofreu para bater a Penapolense e vou além, para mim, a Penapolense merecia ter vencido o jogo já que foi melhor no 2º tempo, perdeu várias chances de gol e só não marcou porque Rogério Ceni fez 3 defesas sensacionais cara a cara.

Discordo de alguns jornalistas que falaram que Ganso jogou muito. Não, não jogou. Deu alguns bons passes e acertou 2 enfiadas de bola. Mas, não correu, não ajudou na marcação e ficou parecendo um poste no meio de campo. Já falei e repito, não dá para ter no time jogador que só joga com a bola nos pés, ainda mais no setor mais importante e criativo do time, o meio de campo.

Não gostei nem um pouco da atuação do tricolor paulista e achei a equipe desinteressada e se poupando para a Libertadores. 
A dúvida que deve estar na cabeça dos torcedores é: qual time vai jogar contra o Atlético/MG nesta semana, o de ontem ou o da última partida da fase de classificação da Libertadores?

Corinthians e Mogi Mirim golearam e conseguiram a vaga com tranquilidade. 

O Mogi está longe de ser zebra. Quem acha isso precisa assistir aos jogos da equipe na fase de classificação contra os "grandes" e ver como o time se portou em campo e criou dificuldades para todos.
É um time rápido, leve e muito competente. Gosto da movimentação dos seus atacantes e da forma que a equipe joga, principalmente, quando contra-ataca. 
Arrisco-me a dizer que, se o jogo for em Mogi, o time é o favorito contra o Santos. O Santos vai sofrer demais por conta da lentidão de muitos dos seus jogadores.

Agora, se os boatos que circularam ontem forem verdadeiros, o Mogi Mirim vai mostrar o quanto é pequeno já que os boatos eram de que a equipe gostaria de mandar a partida contra o Santos no Pacaembú por causa da maior renda.

Quer dizer que a equipe disputa 20 rodadas, briga para ficar entre os 4 primeiros para ter vantagem no mando de campo na fase final, consegue e abre mão por causa de renda?
Não é pensar pequeno?

Logo agora que o time tem uma equipe bem montada e com chances reais de conquista do campeonato?
Não sei, eu, se fosse dirigente do clube, pensaria em título primeiramente, não em renda. Quanto o clube não aumentará em receitas em caso de conquista do campeonato? 
Ou será que acham que os feitos do time foram conseguidos na sorte? Ou que a equipe não é tudo isso que demonstra?

O Corinthians goleou, é verdade, mas tomou um sufoco no 1º tempo que foi fogo.
Na verdade, o Corinthians achou os 2 primeiros gols que foram marcados em falhas grotescas do goleiro do time campineiro, Édson Bastos. 
É incrível como a imprensa gosta de falar besteira como forma de tentar aumentar a audiência. Depois dos 2 x 0, eu vi repórteres falando que o Corinthians era um time cirúrgico, competente, frio e calculista e que era a equipe mais experiente do Brasil.

Não discuto experiência, mas enaltecer tanto uma vitória conseguida por conta dos "frangos" do goleiro adversário é demais.
A Ponte Preta cansou de chegar na área corintiana, chutou várias bolas com perigo e só se perdeu em campo por conta das falhas do goleiro. Perdeu a confiança defensiva e não soube reverter o quadro.
Na verdade, o Corinthians foi bem só no 2º tempo, quando a vitória já estava construída.
O pênalti, para mim, não existiu. O Emérson Sheik busca o contato com o zagueiro e se joga sobre ele. Se fosse o Neymar iriam falar que era simulação e que ele tinha que ir para a Europa para amadurecer, mas como foi o Emérson Sheik, do Corinthians, a Globo falou repetidas vezes que era lance de malícia e experiência do jogador. Vai entender.

De toda forma, o Corinthians entra como favorito contra o São Paulo mesmo sendo um clássico. 
Acho o time mais firme e mais constante que o tricolor. Há mais mobilidade nos seus jogadores e a equipe tem um padrão de jogo melhor e mais bem treinado.

Mas, neste confronto, tudo dependerá das partidas da Libertadores e do que cada time precisará fazer para avançar na outra competição. Não dá para carimbar que esse ou aquele irá vencer com tranquilidade.

Para mim, na Libertadores, o Corinthians terá um confronto bem mais fácil que o São Paulo já que pega o pior Boca Juniors dos últimos 20 anos sendo que a equipe está há 10 jogos sem vencer no campeonato argentino.

E aí, quem será que se poupará na partida do próximo final de semana? Não tenho dúvida que o São Paulo chegará mais detonado física e mentalmente. Agora, se irá se superar para chegar à final é outra história.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário