terça-feira, 9 de abril de 2013

Quem disse que técnico bom não arruma time?

O que você me diria de um time que tem no elenco jogadores já rodados no futebol mundial, mas que não gozam de bom prestígio e que por diversas vezes são criticados?
Falo de jogadores como Júlio Batista, Saviola, Roque Santa Cruz e Demichelis.

Pois é, o treinador Manuel Pellegrini topou o desafio de treinar o Málaga e juntou estes jogadores com alguns jovens de grande potencial e talento, como Isco e Joaquin.

Desta forma, levou o pequeno Málaga às quartas de final da Champions 2013 e fez uma série equilibradíssima contra o melhor time do torneio, até o momento, o Borussia Dortmund.

Detalhe, o Málaga estava classificado até os 46 minutos do 2º tempo, quando levou 2 gols e 2 minutos. Incrível! 

Mas, o que dá para se tirar de positivo desta série e, em especial, desta partida é a forma como o clube espanhol enfrentou o alemão mesmo fora de seus domínios.
Jogou de igual para igual, soube equilibrar as forças, marcou forte e no meio de campo, não deixando o Borussia sufocá-lo e pressioná-lo no próprio campo. 

Além disso, a equipe espanhola se portou como time grande já que soube se armar no contra-ataque jogando com muita velocidade, posse de bola e inteligência.

Para quem esperava uma equipe acuada e enfiada na retaguarda tentando segurar o resultado teve uma grata surpresa já que o Málaga ficou por 2 vezes na frente do marcador (1 x 0 e 2 x 1).

Não é que o time alemão não merecesse a vitória. Eu mesmo estava torcendo para sua classificação já que torço sempre para que os melhores avancem de fase, mas é que o Málaga fez uma partida tão espetacular que não dava para se chatear com a sua vitória.

Os gols da equipe alemã foram feitos no abafa, naquele ataque desesperado. Jurgen Klopp (técnico do Borussia) fez uma mudança tática de quem entende de futebol, de posicionamento de jogadores em campo e de quem conhece o elenco que tem nas mãos. Ele deixou um zagueiro apenas na defesa e mandou seu outro defensor, o brasileiro Felipe Santana, ir ao ataque jogar como centroavante. 
Desta forma, o Borussia trocou o futebol de velocidade e toque rápido de bola no ataque para os cruzamentos na área para tentar achar um gol. Mas, repito, o fez com treinamento já que o time ficou com 2 "centroavantes" na área e abriu Goetze e Reus nas pontas para abrir a defesa adversária além de, claro, tentar ir à linha de fundo para cruzar. Ou seja, o Borussia passou a jogar com 4 atacantes, 5 meias e apenas 1 zagueiro. Correu o risco com EMBASAMENTO e não com loucura, com desespero.
A tática não só deu certo como ele conseguiu 2 gols e a virada.
Eu vivo dizendo que é preciso TREINAR a equipe para enfrentar as diversas situações possíveis de jogo. O treinador de alto nível e de ponta tem que prever certas situações de jogo e saber preparar sua equipe para sair das adversidades que aparecerem. Ele tem que ser rápido e não pode ter dúvida do que faz senão, perde o jogo mesmo.

Eu só queria saber por que nenhum clube brasileiro cogita contratar um treinador como o Manuel Pellegrini, por exemplo.
Sério, se os clubes pagam cerca de R$ 700 mil/mês para Luxemburgo, Felipão e Muricy Ramalho, por que não ir atrás de um técnico que consegue extrair o melhor de cada jogador que tem nas mãos? E olhem só o nível do elenco do Málaga! 
E tem mais, o clube não consegue pagar salários em dia.

Quanto será que é o seu salário no clube espanhol? 
Não valeria a experiência e o aprendizado?

Duvido que se ele pegasse o Santos, por exemplo, iria ficar inventando desculpas pedindo jogador e reforços a cada derrota do time. Ou pior, duvido que ele ficaria falando que a equipe não está pronta ou que alguns jogadores têm defeito de fábrica.
Olhem os jogadores que ele tem nas mãos e aonde ele conseguiu levar a equipe na maior competição de clubes do futebol mundial!!

É preciso abrir os olhos para o que acontece lá fora. Vejam que um time pequeno, "quebrado" financeiramente e com vários refugos no elenco, deu um calor e quase eliminou um time tradicional do futebol alemão. 
E não foi jogando como time pequeno, por uma bola apenas, foi jogando futebol com um padrão tático definido e muito bem treinado.

Técnico ganha jogo sim e ganha campeonato.
Infelizmente, os nossos aqui no Brasil estão extremamente ultrapassados. 
Não seria legal uma mudança radical de conceitos e da forma de jogar aqui no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário