quinta-feira, 18 de abril de 2013

CBF x Futebol Brasileiro

Parece até absurdo o que vou falar, mas é a verdade.
A CBF, instituição criada para cuidar do futebol brasileiro, depõe contra os clubes nacionais.

O grande problema do nosso futebol está justamente na entidade que é responsável por organizar os campeonatos, gerenciar os calendários e promover o desenvolvimento deste esporte.

Infelizmente, seus dirigentes só se preocupam com seu próprio bem-estar, com o dinheiro no seu bolso. Ninguém quer desenvolver absolutamente nada. Ninguém, nesta entidade, quer que os clubes brasileiros evoluam ou se modernizem.
Eles querem apenas ganhar dinheiro, só isso.

É inadmissível que os clubes que disputam a competição mais importante das Américas, a Libertadores, tenham que ceder jogadores e disputar seus jogos nesta competição desfalcados de seus principais jogadores só porque a seleção brasileira vai fazer mais um amistoso inútil, desta vez contra o Chile. Tudo isso para atender a CBF e a querida Rede Globo (quem detém os direitos de transmissão).
Existem coisas que não dá para entender mesmo. Beiram o ridículo. Esta citada acima é demais.

É incrível como uma instituição que arrecada milhões e milhões com patrocínios não consegue fazer (ou ajudar) com que os clubes nacionais aumentem sua arrecadação.

Os clubes brasileiros, em sua grande maioria, estão quebrados e devendo muito dinheiro aos cofres públicos e aos bancos. 
A grande minoria consegue pagar sua folha salarial e seus fornecedores em dia. O resto, é só na base da renegociação e das ações judiciais.

Pelo que me consta, apenas Inter/RS, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético/MG, Grêmio e Fluminense (apenas o pessoal bancado pela Unimed) pagam em dia seus funcionários e jogadores. Notem que são 7 clubes em um universo de milhares de times espalhados por aí.
Quando digo que pagam em dia, pagam há um certo tempo sem atraso e não apenas nesta ou na temporada passada.

É preciso mudar a mentalidade dos dirigentes de clubes de futebol. Não dá mais para aceitar tanto amadorismo em volta do esporte mais popular do planeta e que movimenta bilhões e bilhões de dólares todo ano.

Não dá para aceitar que os clubes cedam a pressões da CBF e da Rede Globo. Deixar o esporte mais querido do país nas mãos de pilantras que só querem sugar o dinheiro arrecadado pelos clubes em benefício próprio e sem benefício nenhum ao desenvolvimento dos outros é brincadeira. Eles, infelizmente, só querem o que é seu e os outros que se virem.

Enquanto pensarmos no "cada um por si" ou no "cada um com seus problemas" não vamos a lugar algum. Enquanto cada clube pensar apenas em si mesmo, o futebol vai sofrer as consequências (e já está sofrendo).
Ou os clubes se unem e formam uma liga forte CONJUNTAMENTE, sem depender do dinheiro da Rede Globo ou de qualquer outro canal de televisão ou vão continuar sendo "escravos" dela e da CBF.

Como pode Andrés Sanchez conseguir detonar o clube dos 13 e os clubes aceitarem, passivamente, que o Corinthians "ganhe" um estádio com dinheiro público. 
E além disso, o Andrés ainda foi premiado com um cargo na diretoria da CBF!!!
Poxa, vai ser cabide de emprego e de pessoas de mau caráter assim lá longe!

É por essas e outras que estamos vendo a qualidade da nossa seleção cair a cada dia, nossos campeonatos serem cada vez mais monótonos e sem nenhum atrativo interessante e nossos clubes cada vez mais quebrados.

É muito amadorismo e corrupção juntos na principal entidade que rege o futebol brasileiro.

Se não cobrarmos mudanças radicais já, pagaremos o pato no futuro. 
Aliás, já estamos pagando o preço, apenas não nos atentamos ao fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário