quarta-feira, 10 de abril de 2013

Deu a lógica na Champions e teremos Alemanha x Espanha nas Semifinais

Classificaram-se os 4 melhores clubes da Europa, atualmente.
Bayern Munique e Barcelona fizeram valer suas vantagens (conseguidas no 1º jogo) e confirmaram suas vagas para as semifinais da Champions 2013.

Diferentemente do que dizem muitos analistas e comentaristas esportivos, não acho o Barcelona o maior favorito ao título da competição. Pelo contrário, acho o Bayern Munique o principal favorito ao título devido ao ótimo futebol apresentado até aqui, tem uma solidez ofensiva e defensiva, tem jogado com muita velocidade e objetividade, também pelo seu conjunto como um todo e por ter batido com propriedade a 5ª força do continente, o ótimo time da Juventus/Turim.
Hoje, o Bayern é um time completo e com ótimos jogadores em TODOS os setores do campo, desde o excepcional goleiro (Neuer) até o centroavante.

Já o Barcelona, para mim, está louco para entregar a paçoca. Tem se classificado na bacia das almas e com muito sofrimento. Detalhe, tem sofrido para bater times medianos e até certo ponto limitados como Milan e, agora, o PSG.
Sua fragilidade defensiva tem aparecido e sido constante nos jogos. O goleiro (Valdéz) não é tão seguro e não tem o nível do resto do time e a defesa, com exceção do Piqué, não tem um jogador de alto nível para ajudar na marcação. 
Para piorar a situação, seus adversários parecem que já sabem como marcar o time e dificultar suas ações o que tem deixado o Barcelona tocando muito de um lado para outro e ficando nervoso em certos momentos da partida.
Não sei, arrisco-me a dizer que, por ser mata-mata, a equipe é a menos favorita dos 4. 

Real Madri e Borussia Dortmund têm tradição na competição e camisa. Não dá para contestar a força das suas torcidas e a história destes 2 clubes grandes do futebol europeu.

O Borussia joga o futebol mais gostoso de se assistir e o mais ofensivo. A equipe aposta na velocidade dos meias e atacantes e na troca constante de posição entre eles. Sua "flutuação" ofensiva é impressionante e, por vezes, até maluca já que Lewandovski vira e mexe cai pelas pontas mesmo sendo um centroavante mais de área. Seu ponto fraco é a defesa com Subotic e Felipe Santana. Na minha opinião, os 2 são bem comuns e não acompanham o nível da equipe. O mesmo vale para o inseguro goleiro Weidenfeller.

O Real tem seu sistema tático muito bem definido com forte marcação desde o meio campo. A equipe joga um futebol mais de força e de pegada.
Tem em Cristiano Ronaldo sua estrela e sua salvação. O jogador vive, sem dúvida, sua melhor fase na carreira e tem feito a diferença nos jogos.
Mesmo convivendo com problemas internos e disputas de ego entre os próprios jogadores, a equipe chega forte e com um histórico positivo frente ao seu maior rival, Barcelona, tendo-o vencido nos últimos confrontos tanto dentro quanto fora de casa. Isso pode ser diferencial em caso de cruzamento entre os 2.

Vou esperar pela definição dos confrontos semifinais para dar meu palpite para a final, de antemão, digo que o favorito ao título, para mim, é o Bayern Munique.

2 comentários:

  1. pra mim nao tem favorito nesses 4 times, os 4 tem potencial de sobra para ganhar a champions.. mas eu torço ja faz tempo para uma final real madrid x barcelona.. seria um jogo pra quem gosta de futebol, parar tudo e assistir, como é comum acontecer em final de copa do mundo.

    abs. rex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc.
      E como é gostoso ver jogos desses times, não acha?

      Enquanto isso, nosso futebol segue naquela velocidade de tartaruga com jogos chatos e baixo nível técnico.

      Abraço!

      Excluir