quinta-feira, 28 de março de 2013

Perguntar não ofende: Afinal, de quantos jogadores o Muricy ainda precisa para fazer o Santos jogar bola?

Não, eu não concordo com a pergunta no título deste post nem muito menos jogar a culpa nos jogadores santistas pela má fase do time.
Há pelo menos 2 anos não vemos um padrão tático definido no time do Santos.

A equipe, atualmente, ataca com cerca de 3 ou 4 jogadores e defende com 4 ou 5 apenas. Ou seja, ataca com poucos e defende com menos ainda.
Não há uma compactação, um toque de bola na frente, não há uma movimentação sem bola dos meias e atacantes de forma a buscar espaços livres (ou vazios), enfim, não há nada acontecendo no time santista.
Nem a velocidade de anos atrás é mais vista.

O time é fraco na marcação, previsível ofensivamente e não tem nenhuma jogada trabalhada.

Como é que podemos ousar dizer que a culpa é dos jogadores?

Muricy Ramalho teve cerca de 1 mês com semanas "cheias" e livres para treinar e entrosar a equipe, mas o que se vê é um time totalmente perdido em campo.
Quando começar a Copa do Brasil, com partidas no meio das semanas, quero ver qual a desculpa que o treinador dará para a imprensa para culpar o mal futebol.

O futebol moderno exige ótimo preparo físico dos times. As principais equipes mundiais correm cerca de 100 a 110 Km por partida. O Santos não corre 90. Falo com propriedade de quem acompanha a movimentação dos jogadores de perto.

Para comprovar isso que falo, basta ver que, como a dupla de zaga titular é extremamente lenta e pesada, ela fica posicionada atrás do meio de campo quando o time ataca. Isso se deve pelo fato deles não conseguirem acompanhar a velocidade dos contra-ataques adversários, então, para não perderem na corrida, ficam mais atrasados em relação aos demais.
Para dar-lhes cobertura, Renê Jr. não sobe ao ataque e Cícero só vai na boa, assim como Arouca. Léo não aguenta mais jogar 3 partidas inteiras consecutivamente já que seu físico é para lá de comprometido, portanto, fica mais na defesa que no ataque e, se sobe, não volta.

Enquanto isso, os meninos da base pedem passagem, mas não são atendidos. Poucas promoções e pouco aproveitamento competente.

Muricy ganha demais para o pouco que produz. Ele sempre destroi as equipes que treina no longo prazo. Foi assim com o São Paulo e agora no Santos, por exemplo. Palmeiras e Fluminense ele destruiu no curto prazo mesmo.

Não é preciso ir muito longe para ver como o Santos é mal treinado e está mal preparado fisicamente. 
Observem como a Ponte Preta joga um futebol mais coletivo e mais rápido, assim como o Mogi Mirim, o Ituano, Botafogo/SP e a Penapolense.
Olhem bem as equipes que citei! Todas consideradas pequenas e sem tradição (a Ponte pode ser considerada uma exceção). Agora, olhem para seus elencos e procurem por algum craque tarimbado e pronto.
Aquela estrela solitária que acha os gols e chama a torcida e patrocinadores ao time.
Encontrou algum? Certamente, não.

E agora, o problema é falta de jogador diferenciado ou de treinador?
Dê esse mesmo elenco do Santos nas mãos dos treinadores dessas equipes e veja se a equipe não correrá mais, não marcará melhor e não atacará com mais velocidade e com mais jogadores.
Convencido agora?

Pois é, o problema do Santos não é jogador, não é elenco. É falta de treinador competente e capacitado mesmo.
Não foi o Muricy que reestruturou a equipe no ano passado? Não foi ele que liberou uma dezena de jogadores e pediu a contratação de outros tantos? E ainda assim o time é ruim e precisa de reforços? Pelo amor de Deus.....

Muricy só tem nome e um excelente marketing pessoal. Ponto.

Só ganhou títulos porque pegou times prontos. Ele não sabe montar elenco nem muito menos montar grupos vencedores. Ele só dá continuidade no que deu certo e, depois, destroi.

É uma pena ver um clube abandonar tantos bons jovens jogadores e ver a equipe sendo escalada com veteranos além do fim da carreira. É triste e deprimente.

Neymar merecia ser melhor treinado. Acho que agora é o momento certo de sua saída. Seu futebol vai acabar, sua alegria e ousadia também. 
Não há nada pior para um profissional que ser gerenciado (ser treinado, no caso) por um incompetente sem visão.

Neymar merece mais, o Santos também. Até quando esta diretoria vai aguentar isso?

Por que não tiveram a mesma paciência com o Adilson Batista? 
Sim, tenho que perguntar já que por muito menos problemas e por muito menos tempo de futebol ruim, a diretoria o demitiu sem pestanejar.

Não chegou a hora de mudar tudo? Ainda dá tempo. Ou será que vão esperar perder o Paulistão e a Copa do Brasil para agir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário