quarta-feira, 6 de março de 2013

Como é bom ter treinador que enxerga o jogo, não é mesmo?

Na partida de ontem, Manchester United x Real Madri, aconteceu um fato que mudou a história do jogo.

A expulsão do Nani, a meu ver, foi muito injusta já que ele não foi com nenhuma intenção de acertar o jogador adversário. Ele levantou o pé para dominar a bola.
O choque foi puramente casual, um acidente de trabalho.

Mas, o fato que mudou a história do jogo não foi esse. Foi o momento SEGUINTE à expulsão.

Até o fatídico lance, o Manchester United dominava o jogo. Jogava melhor, tinha o controle das ações e da partida. O Real Madri estava apático em campo e sem saber como penetrar na defesa adversária.

Quando você tem no comando do seu time um treinador que acompanha os adversários, observa e estuda a forma deles jogarem e como se posicionam em campo frente às diversas situações das partidas, você fica mais tranquilo porque sabe que ele (o treinador) pode ANTEVER os movimentos do adversário, tal qual em um jogo de xadrez.

O que o Mourinho fez na partida foi magistral. Ele tirou um ZAGUEIRO (Arbeloa) e colocou mais um meia (ou meia-atacante, como preferem alguns). Com isso, ele tirou um jogador lento e limitado e ganhou em campo um jogador que corre mais, tem mais drible, melhor passe e melhor chute a gol.
Ganhou posse de bola, ganhou ofensividade, ganhou domínio do meio campo e da partida.

Todos os rebotes eram do Real Madri, não porque tinha um homem a mais em campo, mas porque sua equipe ficava melhor posicionada e distribuída em campo tanto ofensivamente quanto defensivamente.

Quem acompanha os jogos do time inglês sabe que quando a equipe está em desvantagem numérica se posiciona mais defensivamente com a famosa 2 linhas de 4 atrás com só um dos atacantes puxando o contra-ataque. Ou seja, por que manter 2 zagueiros em campo se o adversário vai jogar de contra-ataque com somente um correndo nas suas costas?
É melhor ter em campo um jogador mais ágil do que um lento! Se você tem que CORRER mais que o adversário, por que ficar com um marcador em campo? É melhor alguém com mais mobilidade, certo?

Isso é conceito do jogo e é acompanhar os oponentes. É saber como lidar em diferentes momentos das partidas.

O treinador vencedor que acompanha e estuda futebol ANTEVÊ os movimentos do adversário, ele tenta, arrisca.

Por aqui temos tantos treinadores que se julgam vencedores e que nestes momentos iriam esperar para ver como o adversário iria se posicionar que dá até raiva.

Treinador bom GANHA jogo sim! Muda a partida, muda o resultado.

Treinador ruim afunda time bom. Vemos isso direto a todo momento aqui no Brasil.
E não precisa ir longe. Assistam aos jogos do Santos para ver o que o Muricy está fazendo com o time.

Mourinho deu uma aula tática ontem. Só não viu quem não quis.
Mesmo com a vantagem numérica (que de fato não é pouco), mas a postura tática do time mudou radicalmente com suas alterações. A forma do Real Madri jogar no 2º tempo foi completamente diferente da do 1º.

Técnico bom vê o jogo e age rápido. Não espera. Só os perdedores fazem isso.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário