quarta-feira, 13 de março de 2013

Barcelona x Santos da década de 60

Muito se comentou e muito ainda se comenta sobre o Barcelona atual ser melhor que o Santos da década de 60.

Não vou entrar aqui em comparações até porque as épocas foram bem distintas e não tem como comparar racionalmente quem é melhor que quem.

O que me interessa nesse blog é falar de uma curiosidade.

Quando o Santos perdia um jogo para um adversário qualquer muito se comentava na imprensa que a máquina santista não era mais a mesma, que Pelé já estava ultrapassado, que o Santos tinha caído de produção e muitas outras coisas mais.
Como o time respondia às críticas?
Metia uma goleada em quem quer que fosse e dava show. Pronto, resolvido. Ninguém mais ousava criticar a equipe por um bom tempo.

O mesmo aconteceu com o Barcelona no último mês. 
Perdeu 2 vezes para o maior rival, Real Madri e perdeu a partida de ida para o Milan, pela Champions.
As notícias eram que o Barcelona não era mais o mesmo, que os adversários aprenderam a marcá-lo, que Messi estava cabisbaixo e desmotivado e outras coisas nessa linha.
Qual a resposta do time às críticas?
Goleada e show no rival italiano. Uma vitória maiúscula, incontestável e implacável.
Um time que jogou bola, atacou, pressionou e CONTRA-ATACOU! Isso mesmo! 

A equipe, na partida de ontem, de uma AULA de futebol em termos técnicos e táticos. Mostrou que é possível sim ser ofensivo mesmo jogando, em alguns momentos da partida, mais atrás, posicionado mais em seu próprio campo. 
E como isso é possível? 
Simples, basta treinar contra-ataques rápidos abrindo a defesa adversária com jogadores correndo bem aberto nas pontas. Fácil, não?

É incrível como as semelhanças das 2 equipes afloram dia após dia. Não adianta compará-los. O melhor é curtir seus jogos, admirá-los e sonhar com o dia em que nosso futebol evoluirá para um nível de encher os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário