terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vale a pena apostar em Marcos Assunção?

O volante Marcos Assunção deixou o Palmeiras e quer jogar por um time da Série A neste ano.

Vale a pena apostar nele?

Será que o jogador ainda tem gás para ser importante nas partidas mais decisivas?
Vale ressaltar que ele já está com 36 anos e, pelo que me consta, pretende fazer contrato para jogar por mais 2 anos.

Pelo que vi na última temporada, não acho que valha a pena fazer muito esforço para investir em sua contratação já que sua mobilidade em campo não é mais a mesma de tempos atrás e seu ponto forte SÓ é a precisão nas bolas paradas. Ou seja, o time que o contratar vai mudar sua maneira de jogar para ficar altamente dependente de suas bolas paradas? Vai adotar o Muricybol?
O que o Palmeiras ganhou com isso, o rebaixamento?

Vejo esse pensamento como um retrocesso em termos conceituais do futebol já que a tendência mundial tem sido por apostar na velocidade, na movimentação e na posse de bola a maior parte do tempo, então, por que investir alto (ele pretende ganhar cerca de R$ 300 mil mensais) para ter como retorno só a alta qualidade nas bolas paradas?

Como jogam os times mais fortes do futebol europeu? Eles se baseiam em jogadores lentos e fortes na bola parada ou na velocidade e posse de bola? Como jogam Borussia Dortmund, Barcelona, Real Madri, por exemplo?

Vejam que não estou menosprezando a sua maior virtude, mas é que acho pouco para o momento atual do futebol moderno. 
Acredito que se essa situação fosse há 2 anos ele ainda teria gás para cobrir os laterais, fazer uma marcação mais sólida no meio de campo, sair para o ataque e voltar com rapidez, hoje, entretanto, não o vejo fazendo isso com o mesmo ímpeto e já o vejo em fase decadente, prestes a encerrar sua carreira.

O Santos disse que vai analisar sua contratação. Sei lá, não apostaria não. 
Na situação atual do time, vale mais a pena apostar nos jovens valores da base que tem Leandrinho, Alison e Lucas Otávio fazendo bons jogos e mostrando personalidade.
Talvez, Muricy esteja pensando em apostar nos cruzamentos na área em jogadas de escanteio e faltas, como fazia na época do São Paulo quando contava com Jorge Wagner no elenco. Repito, não gosto dessa maneira de jogar e a acho ultrapassada.

Na minha opinião, o jogador tem mercado no Brasil. Times como Portuguesa, Ponte Preta, Sport, Náutico, América/MG, Atlético/PR, Criciúma, Botafogo, para citar alguns mais conhecidos, poderiam fazer bom uso dos seus serviços já que têm elencos mais limitados e jogadores com menos qualidade técnica que os "grandes" do futebol nacional. 
Se eu fosse o jogador, procurava um desses times que, com certeza, não reclamariam da sua intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário