quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Eu não disse que temos problemas na base?

Quem está acompanhando o Sulamericano Sub-20 de futebol pode comprovar o que venho falando há bastante tempo.

A seleção brasileira é muito fraca, conta com um time mal convocado, mal escalado, sem entrosamento nenhum e sem padrão de jogo.

Claro que o treinador tem sua parcela de culpa já que é ele o responsável por fazer tudo isso, ainda mais da Seleção Brasileira que conta com TODOS os jogadores nacionais à sua disposição.

Mas, o problema maior não está aí e sim nos nosso clubes que não desenvolvem o esporte e não definem uma filosofia de jogo.

Deixe-me ser mais claro, nossos clubes, com relação ao futebol de base, montam times para serem campeões e NÃO com o intuito de formar atletas para o futebol profissional.

Vou citar alguns exemplos:
Nos últimos anos, tivemos Corinthians e Flamengo como campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior que é a competição mais importante da categoria, certo?
Quantos jogadores dos times campeões integram o elenco profissional desses clubes?
Não vale dizer que um ou outro já jogou jogo pelo time principal. Quero saber quantos CONSTAM no grupo do time principal. Quantos treinam, viajam, participam das competições, jogam os jogos importantes?


Querem ver outro exemplo?
O Corinthians foi, recentemente, campeão mundial sub-17! Pois é, quantos jogadores era do clube (ou foi formado lá)?
NENHUM! Todos eram de empresários! Ou seja, o clube se diz campeão, os jogadores foram vendidos, o clube não ganhou nada de dinheiro e não aproveitou NENHUM jogador no seu time principal!
Para que isso?


Na verdade, os clubes, no Brasil como um todo, NÃO fazem o trabalho correto de formação do jogador, de estudo da forma de jogar do clube, do seu desenvolvimento para se encaixar nessa filosofia. 
O que os clubes fazem é juntar um monte de jogadores de alguns empresários e colocá-los para jogar. 
Quando ganham títulos, os empresários lucram muito com a venda e o empréstimo desses jogadores e os clubes só saem com o nome de campeão.

Acho importante fazer posts criticando o que está acontecendo no nosso futebol de base já que é daí que vem o nosso futuro, o nosso crescimento no esporte.
Não dá para tratarmos o futebol de base com todo esse amadorismo. É preciso valorizar mais as categorias inferiores.

Nossos clubes só se preocupam com o futebol profissional, mas estão se esquecendo que quem dá maior lucro é o futebol de base, são os meninos que custam pouco e são vendidos por muito dinheiro.

É preciso repensar com urgência nossas prioridades. Do jeito que está, vamos passar cada vez mais vexame. Ficar em último lugar no Sulamericano Sub-20 (nossa posição atual na tabela de classificação) é que não dá para aguentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário