domingo, 20 de março de 2011

Nenhum dos "Instáveis" venceu neste final de semana

Após mais uma rodada, nenhum dos times instáveis venceu. Santos e Fluminense perderam mais uma e aumentam a crise interna. Botafogo perdeu e jogou mal.
Flamengo e Palmeiras só empataram.

Não dá mais para jogar a culpa no início da temporada, que ainda tem jogadores entrando em forma, que o esquema tático ainda está sendo definido, etc.

Estes times (principalmente) estão oscilando muito. Jogam bem uma partida e mal outra. Apresentam falhas incrivelmente infantis em vários jogos e fazem partidas espetaculares em outros.

Santos e Fluminense são exceção a esta situação. Estão jogando mal desde o início da temporada.

O Santos carecia de um meia articulador e, como eu já havia previsto aqui neste blog, Ganso voltou e vai demorar a encontrar o ritmo e a qualidade do ano passado. Não adianta cobrá-lo agora já que sua cirurgia foi muito delicada e de difícil recuperação. A defesa é lenta, fraca e medíocre. O meiod e campo não marca ninguém (seus volantes são péssimos) e o ataque fica muito distante do meio de campo. O time não tem compactação. Como quer ganhar algum jogo assim?

O Fluminense ganhou no ano passado (assim como o Flamengo em 2009) mais por incompetência dos adversários do que por méritos próprios. Os problemas vão aparecendo após a sorte apresentada. Lembram-se do ano passado do Flamengo? Terrível. O Fluminense deve ter o mesmo destino, e pior, com o elenco fraco que tem vai ter muita dificuldade para se manter no Brasileirão. A sua defesa é medíocre e o meio de campo pouco criativo.

O Flamengo está jogando para o gasto faz tempo. Faz uma boa partida contra um time fraco depois dá uma enroscada, e com sorte, acha um gol no final e vai indo. Apesar das contratações bombásticas (Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves), não vejo um bom futebol no conjunto. Eles mais enfeitam com a bola no pé que produzem algo para o time. Não vai longe com esta bolinha que tem jogado não.

O Palmeiras oscila muito no mesmo jogo. Hoje, por exemplo, jogou muito bem o primeiro tempo e tomou um sufoco incrível no segundo tempo. O time continua com enorme dependência das bolas paradas e dos chutes de longa distância. Está difícil acreditar que o Palmeiras vai evoluir para um futebol de time de primeira linha. Troca técnico, troca jogador e o futebol continua limitado. Pelo menos neste ano o time apresenta uma defesa mais sólida. O time aprendeu a marcar mais forte.

E o Botafogo é uma grande incógnita. Tem um elenco ridículo. Um dos piores dos grandes do Brasil e vai se mantendo entre os líderes dos campeonatos que disputa. Vai entender..... Perdeu hoje jogando muito mal, acho que o clima não está bom internamente. O clube tem problemas de relacionamento entre os jogadores e entre Loco Abreu e Joel Santana. Isto está acabando com as poucas chances que o time tinha. Também não tenho muitas esperanças com ele não, mas no ano passado, surpreendeu todo mundo. vamos ver como evolui.

Eu cometi uma leve falha proposital no título desta matéria. Faltou falar que o Grêmio venceu. Mas o Grêmio não tem oscilado. Tem jogado mal desde o início do ano. É um time constante. Ganhou o primeiro turno do gauchão por um fato de sorte pura. Tem jogado muito mal na Libertadores e apresentado falhas defensivas mais infantis que as do Santos. O time não marca e perdeu muito da velocidade e qualidade ofensivas. Quero ver a solução que o Renato Gaúcho vai apresentar. Do jeito que está, não vai longe na Libertadores não e no gauchão, se o Internacional se classificar, ganha o título porque é mais time que o Grêmio.

2 comentários:

  1. preste atenção no Ph Ganso no primeiro gol do Bragantino

    ResponderExcluir
  2. Ridículo. Não foi na marcação. O jogador do Bragantino dominou a bola do lado dele e ele o deixou seguir sem dar combate.
    Este é o retrato do meio de campo do Santos atualmente. Time que não combate, que não força em cima do adversário não ganha jogo.

    Abraços,

    Helio

    ResponderExcluir