quinta-feira, 3 de março de 2011

Convocação da Seleção Brasileira

Hoje, Mano Menezes convocou a seleção brasileira.

Do que temos em atividade, acho a convocação bem feita.

Não dá para fazer muita coisa diferente disso já que nossos jogadores, atualmente, estão pelo menos um patamar abaixo das grandes potências do futebol.

De diferente eu, talvez, convocasse um goleiro para as Olimpíadas (Neto ou Rafael) e outro lateral esquerdo porque André Santos e um balde são a mesma coisa. Não produzem nada de útil (ou de diferente) para o time.

Vocês não estão notando que falta algo na seleção brasileira?

Falta um cara diferenciado, um espetacular, um craque mesmo que decide jogos, acha gols, faz jogadas iluminadas e diferentes. E nós (Brasil) temos alguém assim atualmente?

Nem me venham falar de Ronaldinho Gaúcho. A única coisa que ele fez até agora foi aprender a rebolar o bonde do Mengão. Se isto for credencial para ser convocado, boa sorte e vá com Deus. Que partida ele jogou com o brilho e determinação que dele se espera? Nenhuma, e sabem por que? Simplesmente porque a preocupação dele é saber com qual escola vai desfilar e com qual modelo vai sair. Assim como ele, temos Robinho, Pato, Adriano, Roberto Carlos, Ronaldo (já se aposentou), Kaká que só quer bater foto de modelo (ao invés de cuidar de recuperar a forma física e técnica), Neymar que ainda é só uma promessa, assim como Lucas (São Paulo). E este é o futuro do futebol do país?

Enquanto o resto do mundo se aprimorou nos conceitos do futebol e os seus jogadores desenvolveram maior habilidade, nós (Brasil) continuamos achando que somos melhores que todos, que estamos acima do bem e do mal, que o Brasil é o país do futebol. Doce ilusão!
Não vamos ganhar nada daqui para frente. Olhem o time da Espanha, da Alemanha, da Argentina mesmo. Todas estas seleções são melhores taticamente, fisicamente e tecnicamente que a nossa. A Argentina tem uma defesa péssimá, é verdade, mas do meio para frente é muito superior ao Brasil.

Alguém comentou que o Ganso vai voltar. Beleza, em que condições? Já vai voltar jogando no nível do ano passado? Se não, quanto tempo vamos ter que esperar para ver o retorno do melhor e maior meio de campo brasileiro de 2010? E se ele não recuperar o bom futebol, quem vai cooordenar o meio de campo?

Repito aqui, o nível técnico dos times, dos jogadores, do futebol brasileiro em geral está muito baixo e inferior ao das grandes seleções. Isto é fato!

Ou passamos a ter treinadores mais conceituados, preparação física mais adequada, calendário mais enxuto e equilibrado ou vamos ter que amargar anos de derrotas como a de 2010. A derrota de 2010 aliás, não foi nenhuma surpresa. Quem acompanha futebol e entende um pouco de tática sabia que o Brasil iria penar nas partidas mais difíceis. A convocação cheia de jogadores iguais e comuns foi de tirar qualquer comediante do sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário